Ao realizar o 29º Show Tecnológico como evento carbono neutro, a Copercampos deu mais um passo importante em sua trajetória de responsabilidade ambiental. Com um público recorde e grande número de expositores, a edição de 2025 do tradicional evento agropecuário reafirmou o compromisso da cooperativa com o futuro sustentável do agronegócio e do planeta.
A neutralização das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) geradas pelo evento foi possível graças à aquisição e aposentadoria de 30 créditos de carbono, referente as emissões de 29,618 toneladas de gás carbônico equivalente (tCO₂e), segundo relatório elaborado e auditado pela AKVO ESG. A ação garante a compensação total das emissões dos Escopos 1, 2 e 3 — que incluem, respectivamente, fontes diretas, consumo de energia e impactos indiretos como transporte e resíduos.
Ao adotar medidas como a elaboração do Inventário de Emissões de GEE e a compensação completa por meio de créditos certificados, a Copercampos recebeu o Selo Carbono Neutro, chancela concedida pela AKVO ESG a organizações comprometidas com a redução de impactos ambientais e a transição para uma economia de baixo carbono.
Além da compensação, o programa apresenta ainda metas para redução de emissões e planos de ação sustentáveis, fortalecendo o engajamento contínuo da cooperativa com o meio ambiente. O reconhecimento posiciona o Show Tecnológico Copercampos entre os eventos brasileiros que se alinham às diretrizes da Agenda 2030 da ONU, ao Pacto Global e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente no que diz respeito às metas de ação contra a mudança global do clima (ODS 13).
A Copercampos, que há décadas promove o avanço tecnológico no campo, também consolida sua atuação como agente transformador no cenário da sustentabilidade rural. A neutralização das emissões do evento é um reflexo da visão inovadora da cooperativa, que compreende a importância de unir produtividade, inovação e consciência ambiental.
FONTE/CRÉDITOS: Ascom
Comentários: