Rádio Pinhal da Serra

MENU
Alunos do Ensino Médio do Senac Caxias do Sul são aprovados para a Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia
Ascom

Eduçacão

Alunos do Ensino Médio do Senac Caxias do Sul são aprovados para a Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia

Alunos do Ensino Médio do Senac Caxias do Sul são aprovados para a Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Três grupos do 1º ano do Ensino Médio do Senac Caxias do Sul foram selecionados para participar da Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (FENECIT), evento nacional que reúne estudantes de diversas regiões do Brasil e de outros países em torno da pesquisa científica e da inovação. Os projetos desenvolvidos pelos alunos abordam temas voltados à acessibilidade e inclusão social, com propostas que unem criatividade, tecnologia e empatia.

Confira

Projeto: Sons que guiam: adesivos inteligentes para localização de objetos por deficientes visuais
Alunos: Bernardo Andrade da Luz, João Pedro Demeneghi e Murilo Miranda.

Projeto: Segurança monetária para deficientes visuais
Alunos: Bernardo Frigeri, Daniel Mulinari e Gabriel Bettega

Projeto: EIMI: Tradutor Regional de Libras
Alunas: Emanuela Ferreira Almeida e Emanuelli Rodrigues Britz

A professora de Química Katiuscia Viezzer Hemann, uma das orientadoras dos trabalhos, destaca a relevância da pesquisa como instrumento de aprendizagem ativa e transformação. “Os projetos desenvolvidos na escola são essenciais para transformar o aprendizado em algo concreto e significativo. Eles permitem que os alunos sejam mais autônomos, explorem temas de seu interesse e desenvolvam habilidades de pesquisa, colaboração e comunicação. Além disso, fortalecem a relação entre ciência e sociedade, mostrando que a educação pode gerar impacto e inovação”, ressalta.
Segundo Katiuscia, a participação em um evento da dimensão da FENECIT contribui diretamente para a formação integral dos estudantes. “Eles desenvolvem autonomia, responsabilidade, trabalho em equipe e aprendem a comunicar ideias com clareza, habilidades essenciais para qualquer carreira e para o exercício da cidadania”, complementa.

A professora de Biologia Luana Gonçalves Soares, também orientadora dos projetos ao lado do professor e engenheiro de software Brian Neukamp, acompanhou o processo de desenvolvimento das pesquisas entre março e julho deste ano, durante as aulas de Biologia. Para ela, o maior destaque está na capacidade dos alunos de aplicar o conhecimento em favor da inclusão. “Eles aprimoraram a resolução de problemas, a escrita científica e, principalmente, a sensibilidade em propor soluções para questões ligadas à acessibilidade”, explica.

Entre os desafios enfrentados pelos grupos, Luana cita a busca por materiais científicos atuais e qualificados, o que reforçou o aprendizado sobre pesquisa e método. Ela também ressalta o incentivo constante da escola à participação em feiras científicas. “Todos os anos estimulamos os alunos a escreverem seus projetos para tentar participar de eventos externos. Essa conquista representa o desenvolvimento e a autonomia dos nossos estudantes, que ainda estão na 1ª série do Ensino Médio, e a oportunidade de viver uma experiência de troca com jovens de outros estados e países”, afirma.

Sobre a FENECIT 

A FENECIT é a Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia, realizada anualmente pelo Instituto Princípio do Saber na cidade de Recife, Pernambuco. No evento, são apresentados projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano realizados por jovens cientistas da Educação Infantil ao Ensino Técnico.

FONTE/CRÉDITOS: Ascom
Comentários: