Rádio Pinhal da Serra

(54) 98433-9331
MENU
Caravana ILPF destaca atuação no RS
Adriane Bertoglio Rodrigues

Agro

Caravana ILPF destaca atuação no RS

Caravana ILPF destaca atuação no RS

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com o objetivo de divulgar e propagar o Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) em cinco regiões do Rio Grande do Sul, iniciou nesta segunda-feira (15/04), Dia Nacional de Conservação do Solo, a Caravana ILPF – Etapa RS. A abertura oficial aconteceu nesta tarde, no Auditório da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre, com a presença da presidente e do diretor técnico da Instituição, Mara Helena Saalfeld e Claudinei Baldissera, e do diretor executivo da Rede ILPF, Francisco Matturro, bem como de extensionistas, pesquisadores e representantes de instituições parceiras, que integram essa expedição técnica e científica, dirigida a técnicos e produtores de todo o país.

 

A sustentabilidade econômica, ambiental e social do Sistema ILPF foi defendida pela presidente da Emater/RS. “Proporcionar alimento de qualidade com água e sombra aos animais vai garantir maior produtividade e melhor renda para os produtores”, ressalta Mara Helena, ao avaliar que “o ILPF é um sistema que faz a diferença na vida de todos os envolvidos”.

 

Matturro participa do Sistema desde sua concepção. “Venho da iniciativa privada, mas reconheço a importância das parcerias como a Embrapa e a Emater, e de todas as demais empresas complementares, que fazem com que o projeto se expanda, emancipando a pequena propriedade com renda, e melhorando inclusive o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da região”, diz.

 

SISTEMA MULTIDISCIPLINAR

Logo após a solenidade de abertura, foi apresentado o Aplicativo ILPFDigital e realizado Painel de Debates sobre Desafios da Inserção do Componente Florestal nos Sistemas ILPF no RS, com a participação da extensionista e engenheira florestal da Emater/RS-Ascar, Adelaide Juvena Ramos, e do engenheiro florestal da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e coordenador do Plano ABC+RS, Jackson Brilhante, além de representantes da Ufrgs e do Sebrae, e moderação de Marcelo Muller, da Embrapa Gado de Leite, de Goiás.

 

Segundo Brilhante, o RS possui em torno de 2,2 milhões de hectares com predomínio da Integração Lavoura-Pecuária, sendo o componente Florestal inserido em 15% das propriedades no Estado. “Há muito desconhecimento, por isso precisamos discutir mais sobre isso”, disse. O representante da Seapi antecipou que, através do Plano ABC+RS a meta do Governo do Estado é ampliar o Sistema de Integração em um milhão de hectares até 2030.

 

A extensionista Adelaide falou que um dos focos institucionais da Emater/RS-Ascar, em consonância com as metas da Seapi, é a sustentabilidade econômica e social das famílias agricultoras, em consonância com a adequação ambiental das propriedades. “Buscamos inserir o componente Florestal nos sistemas produtivos das unidades de produção dentro do objetivo principal da diversificação, como mais uma alternativa de renda para as famílias”, analisa, ao ressaltar a importância de se buscar mitigar os efeitos dos eventos climáticos extremos, “nos adequando ao novo-normal”.

 

“É preciso planejar a inserção do Sistema ILPF considerando as características das propriedades, ajustando o sistema para otimizar os ganhos econômicos e ambientais”, sugere Adelaide, ao citar avanços na Integração em regiões como Depressão Central e no Noroeste gaúcho, onde há maior incidência de calor extremo. Como fatores limitantes, cita a disponibilidade de mão-de-obra e os investimentos iniciais. “O manejo deve ser pensado na colheita, realizada, conforme os produtos, em períodos diferentes, e na comercialização, já que não há uma cadeia florestal constituída e isso se torna um fator limitante”, observa Adelaide.

 

ROTEIRO

Até a próxima sexta-feira (19/04), serão realizadas Visita Técnica, Painel de Debates, Dia de Campo e Tarde de Palestras, envolvendo os municípios de Bagé, Rosário do Sul, Ijuí e Passo Fundo. Para participar, as inscrições para cada município podem ser feitas até a véspera da atividade, a partir da programação, que pode ser acessada no link https://encurtador.com.br/GMU36

 

A Caravana iniciou nesta segunda-feira (15/04) em Eldorado do Sul, com visita à Estação Experimental Agronômica da Ufrgs, quando foi tratado o tema Adubação de Sistemas.

 

A atividade segue na terça-feira (16/04) à tarde, em Bagé, na Embrapa Pecuária Sul, quando serão discutidos Sistema ILPF na Região da Campanha, apresentando, em numa das estações do Dia de Campo, a Experiência da Emater/RS-Ascar em Sistemas Integrados, pelos extensionistas Rodolfo Perske e Gilmar Deponti.

 

Na quarta-feira (17/04), em Rosário do Sul, a Caravana realiza Visita Técnica na Fazenda Santa Teresinha, na parte da manhã, onde vai avaliar Pastagens Tropicais Perenes em Sistemas ILPF na Metade Sul do RS. A Tarde de Palestras acontece na Fundação Bradesco de Rosário do Sul, a partir da temática Atualidades dos Sistemas ILPF na Metade Sul do RS.

 

Experiências da Emater/RS-Ascar na região Fronteira Noroeste e Missões do RS, pelo extensionista Felipe Bierger, é uma das palestras da Tarde de Palestras da Caravana em Ijuí, que acontece na quinta-feira (18/04) no Centro de Eventos da Unijuí, quando os participantes discutirão sobre Importância do Componente Arbóreo nos Sistemas Integrados com Pecuária Leiteira.

 

Com o tema Produção de Forragem e Culturas de Inverno para Gado Leiteiro, acontece em Passo Fundo, na sexta-feira (19/04), na Embrapa Trigo, o último Painel de Debates da Caravana ILPF. Entre os painelistas está o zootecnista e extensionista da Emater/RS-Ascar, Jaime Eduardo Ries.

 

Mais informações pelo https://redeilpf.org.br/caravana-ilpf-2024-etapa-rio-grande-do-sul/

 

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Comentários:

Agradecemos o seu contato e estaremos respondendo assim que possível