O governo do Estado informou que o edital de novo concurso para professores será divulgado em junho. O processo seletivo irá preencher 6 mil vagas na rede estadual. O certame foi anunciado em 2023 e a primeira etapa estava prevista para 2024, mas isso não se concretizou.
A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informou, por meio de sua assessoria, que está "realizando reuniões com a banca", e que já foi dada ordem de início. A banca responsável pela seleção é o Instituto AOCP, o mesmo que organizou o último concurso para a rede.
Seleção unificada
Inicialmente, a previsão era de que fossem realizados dois processos seletivos, com 3 mil vagas em cada – um em 2024, com convocação dos professores aprovados em 2025; outro em 2025, e os docentes chamados em 2026. Devido à tragédia climática no ano passado, o governo optou por elaborar um só edital e cronograma.
O último certame para selecionar professores para a rede pública gaúcha ocorreu em 2023, com 1,5 mil vagas. O concurso foi voltado às áreas de língua portuguesa, matemática, língua inglesa, química, física, geografia e biologia, além de profissionais da Educação Especial, Educação Indígena e Educação Profissional.
Ainda não há informações sobre os componentes curriculares que serão contemplados no edital que está sendo preparado. Também não foi divulgado o prazo de inscrições.
FONTE/CRÉDITOS: Gaúcha ZH
Comentários: