Corsan lança canal de denúncias para públicos interno e externo

Corsan lança canal de denúncias para públicos interno e externo

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A Corsan lançou o seu Canal de Denúncias. A iniciativa soma-se a outros esforços do Corsan Íntegra, o programa de integridade da companhia, visando promover um ambiente de trabalho livre de irregularidades. O canal está disponível para funcionários, fornecedores, parceiros de negócios, clientes e sociedade em geral, que podem fazer denúncias de qualquer natureza, referentes a fatos vedados nos regramentos da Corsan.

A iniciativa atende às boas práticas de gestão corporativa, como mecanismo permanente e ininterrupto para o recebimento de denúncias internas e externas, e cumpre o preconizado nas Leis Anticorrupção federal e estadual (12.846/2013 e 15.228/2018) e das Estatais (13.303/2016).

Com o objetivo de identificar desvios de conduta que possam trazer prejuízos financeiros e riscos de reputação e de imagem, o Canal vai auxiliar na identificação e no combate a casos de corrupção, fraudes, assédios e outras condutas inadequadas, de acordo com o Código de Ética e Conduta da Corsan, reduzindo os altos custos operacionais provocados por esses fatores e gerando um ambiente organizacional mais saudável.

Estruturado para funcionar 24 horas por dia, com atendimento em português e acessível para pessoas com deficiência visual e auditiva, o Canal permitirá que denúncias sejam encaminhadas pelo site corsan.com.br/canal-de-denuncia ou pelo telefone 0800-800-1090 (24 horas por dia, sete dias por semana). A recepção dos relatos estará a cargo da Contato Seguro, uma empresa independente e especializada na gestão de denúncias, parceira de outras grandes empresas como Sabesp, Caixa Econômica Federal e Petrobras.

O novo canal também permite a realização de denúncias de forma anônima, sendo possível o acompanhamento dos relatos por meio de um número de protocolo, com 100% dos atendimentos realizados por profissionais treinados e com formação em psicologia.

O diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Douglas Casagrande, avalia o Canal de Denúncias como um instrumento fundamental. “A garantia do comportamento ético de todos, desde a alta administração, dos empregados, passando por fornecedores e demais parceiros de negócio, passa pela existência de um canal independente e autônomo que garanta que as instâncias de governança sejam noticiadas de fatos que escapam à postura ética que esperamos de todos e, acima de tudo, que a partir disso eventuais irregularidades possam ser identificadas e corretamente debeladas, para que criemos uma companhia cada vez mais íntegra, eficiente e competitiva no novo contexto de negócios do nosso setor”, afirmou.

Casagrande ainda acrescentou que o Corsan Íntegra tem como um de seus pilares fundamentais a criação e o funcionamento de regras e instrumentos que garantam a efetividade do programa de integridade. “De nada serviria um programa que tivesse apoio da alta administração, instância responsável, avaliação de riscos e monitoramento contínuo se não existissem as regras e, principalmente, os instrumentos necessários”, disse.

O diretor Comercial, de Inovação e Relacionamento, Jean Flores Bordin, destacou que a Corsan evolui muito com a entrega do Canal de Denúncias. “Ele está inserido no projeto Corsan Íntegra, que é um grande marco na história da companhia, visto que, em sua longa existência, a empresa está tendo pela primeira vez um mecanismo oficial de compliance. Clientes e fornecedores terão acesso ao Canal para relatar supostas denúncias e irregularidades, para serem avaliadas pela equipe técnica de uma empresa com know-how, que vai conduzir o processo de forma transparente”, explica.

Conforme Bordin, a modalidade 0800, com funcionamento em 24/7, garante fácil acesso a todos, além da segurança de que o denunciante ficará totalmente protegido e no anonimato se essa for a sua intenção. “Esse projeto, muito bem capitaneado pela Superintendência de Governança Corporativa, Gestão de Riscos e Conformidade (Sucorp), representa uma iniciativa cada vez mais viva dentro das organizações. Como funcionário da casa, fico muito satisfeito e, como diretor, fico feliz que conseguimos realizar essa grande entrega para toda a sociedade que se relaciona com a Corsan. É um sinal de que a Corsan está evoluindo, que tem processos transparentes e que estamos migrando para outro patamar no cenário das grandes empresas, tendo um programa de integridade forte e enraizado na cultura de nossa organização”, destacou.

Para mais informações, acesse corsan.com.br/canal-de-denuncia ou encaminhe sua dúvida para a Comissão de Ética pelo e-mail comissaodeetica@corsan.com.br.

Fonte(s): Douglas Carvalho/Ascom Corsan Edição: Secom
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