A Cabanha Santa Lúcia, de Soely Barreto Hoffmann, de André da Rocha (RS), fez dobradinha na Expolages 2025, ao conquistar o título de Grande Campeão com o touro Sombrinha 2937 de Santa Lúcia, tatuagem 2937 e box 38, e de Grande Campeã com a Sombrinha 3054 de Santa Lúcia, tatuagem 3054 e box 45. O julgamento dos exemplares de argola foi na tarde de sexta-feira, 10 de outubro, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages (SC).
Segundo Gilson Barreto Hoffmann, diretor técnico da Santa Lúcia, os dois exemplares são irmãos, por parte de pai. “São filhos do touro Sombrinha de Santa Lúcia 2519, que foi supremacia genética do Promebo e imprime muito bem suas características genéticas na sua progênie. O Touro Grande Campeão tem um índice final no Promebo de 47,44. Estamos muito felizes com a premiação, no ano em que completamos 90 anos da família dedicados à criação de Devon”, comemorou Hoffmann.
O título de Reservado de Grande Campeão foi para Diamante 155 da Tupi, box 037, criador e expositor Fazenda Tupi, de Nova Prata (RS).
A catarinense Estância do Pinheirinho, de Juliana Frescki, de Anita Garibaldi (SC), foi premiada com a fêmea do box 044, Duquesa da Estância do Pinheirinho, tatuagem 027. Destaque também para Arthur Frescki da Rosa, de 8 anos, que teve o reconhecimento Jovem Expositor da raça, pelo terneiro Montanha da Estância do Pinheirinho, com a vaquilhona tatuagem 067, do box 028.
Rústicos – O julgamento dos animais rústicos aconteceu no domingo, dia 12. O título de grande campeão rústico foi para o touro 131 Vasto Atlas Belmur da Colina, tatuagem 131. O reprodutor, de três anos e 705 kg, pertence à Cabanha Colina, de Cacio do Nascimento Moraes, de São José do Cerrito (SC).
Entre as fêmeas, a Estância do Pinheirinho, de Anita Garibaldi (SC), de Juliana Frescki, foi a grande premiada. O trio campeão, das terneiras tatuagens 083, 096 e 105, têm entre 12 e 13 meses, e peso médio 390 kg, sendo que a terneira 096, de um ano, também foi considerada a grande campeã rústica.
“Essas conquistas nos mostram que estamos no caminho certo e nos motivam a seguir investindo na melhoria genética dos nossos animais. Nós amamos o que fazemos e acreditamos no potencial da raça Devon, por isso seguimos na busca por animais melhoradores, para agregar ainda mais no rebanho dos nossos clientes. É apenas o começo de um trabalho carregado de propósito, muito amor e dedicação”, afirmou Juliana, feliz com os resultados.
Um total de 29 animais participaram da mostra. Os julgamentos foram conduzidos pela médica veterinária lageana Luiza Ramos Ribeiro. A vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB), Simone Bianchini, elogiou a participação da raça na feira que é uma das mais importantes da agropecuária catarinense. “Vimos em pista animais muito bem preparados, de muita genética e grande funcionalidade. Os touros já saem daqui prontos para o trabalho com a vacada, a campo. Parabéns ao desempenho dos criadores, que foram incansáveis e passaram a semana trabalhando o antes e o durante, para realizar essa bela exposição de Devon”, concluiu.
Para o presidente do Núcleo de Criadores de Devon e Bravon de Lages, Ademar Roesner, a Expolages é um evento marcante para a raça Devon e a pecuária catarinense. “É um palco importante para destacar a qualidade e a genética superior bovina. Foi o que vimos mais uma vez, este ano, com os 29 animais que representaram a raça Devon”, destacou.
Comentários: