Rádio Pinhal da Serra

MENU
Degustação de Vinhos Coloniais valoriza vitivinicultura da região de Frederico Westphalen
Taline Schneider 

Agro

Degustação de Vinhos Coloniais valoriza vitivinicultura da região de Frederico Westphalen

Degustação de Vinhos Coloniais valoriza vitivinicultura da região de Frederico Westphalen

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Degustação Regional de Vinhos Coloniais culminou com a divulgação dos resultados do concurso, que reuniu os primeiros e segundos colocados das etapas municipais nas categorias tinto e branco. O evento, realizado em Ametista do Sul, promoveu a degustação de vinhos coloniais e contou com grande participação de produtores, autoridades e apoiadores da cadeia produtiva.  

Vitivinicultores classificados dos municípios de Ametista do Sul, Barra Funda, Frederico Westphalen, Planalto, Ronda Alta, Rondinha e Sarandi apresentaram suas produções, que foram reconhecidas com a entrega de certificados em homenagem à qualidade e ao empenho dos agricultores. "A iniciativa reforça o papel da agricultura familiar na preservação da cultura do vinho colonial, ao mesmo tempo em que valoriza a tradição vitivinícola da região de Frederico Westphalen, fortalecendo o turismo rural, a identidade cultural e a economia regional", avalia o presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz. Ele acrescenta que essa proposta deve ser levada a todas as regiões por meio de um projeto de cooperação com a Embrapa Uva e Vinho.  

A avaliação técnica dos vinhos foi conduzida por uma banca especializada formada pelo enólogo e extensionista rural da Emater/RS-Ascar de Bento Gonçalves, Thompsson Didoné; pelo empresário do setor de turismo e apreciador de vinhos, Márcio Tonetti, pelo enólogo com experiência prática em vinícolas e vinhedos, (, Maurício Klauck;  e pelo engenheiro agrônomo, ex-extensionista da Emater/RS-Ascar e produtor de vinhos, Doraci Bedin. 

Promovida pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e a prefeitura de Ametista do Sul, a atividade também recebeu apoio da ADTA, ATAP, Sicredi, Cresol, Restaurante Subterrâneo Geoparque, CooperAmetista, Geado Cacau, Geleias São Valentin e Feira da Agricultura de Ametista do Sul. 

Durante a abertura, autoridades destacaram a importância da iniciativa para o fortalecimento da vitivinicultura local, entre elas o presidente da CooperAmetista, Irineu Oroski, o secretário adjunto da SDR; Edimilson Pelizzari; o presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz; o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Cleomar De Bona; o prefeito de Ametista do Sul, Gilmar da Silva; e a a representante da Câmara de Vereadores, Mauricia Schmidt.  
 

CONFIRA OS VENCEDORES  

VINHO BRANCO 

1° lugar – Sarandi – Odivan Zardo 
2º lugar – Planalto – Jair de Souza 
3º lugar – Barra Funda – Arimo Lazarotto  
 
VINHO TINTO 

1º lugar – Ronda Alta – Carlos Lorenzi   
2° lugar – Sarandi – Marildo Tonin 
3° lugar – Ronda Alta – Ilceu Peruzzo



FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar 
Comentários:

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Rádio Pinhal da Serra no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar