Rádio Pinhal da Serra

(54) 98433-9331
MENU
Deputada Federal Denise Pessôa propõe que animais de estimação sejam transportados em viagens aéreas ao lado dos donos
Assessoria de Comunicação

Geral

Deputada Federal Denise Pessôa propõe que animais de estimação sejam transportados em viagens aéreas ao lado dos donos

Deputada Federal Denise Pessôa propõe que animais de estimação sejam transportados em viagens aéreas ao lado dos donos

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A morte do cão Joca, um golden retriever, de cinco anos, provocou comoção em todo o país, e também é um alerta para a necessidade de rever a lei que regula o transporte aéreo de animais de estimação no Brasil. Atenta a necessidade de alteração na legislação, a deputada federal gaúcha Denise Pessôa (PT) protocolou nesta quarta-feira (24) projeto de lei sobre o assunto.

O cachorro morreu após a companhia aérea Gol errar o destino do cachorro durante o transporte. Ele iria com os donos para o Mato Grosso (MT), mas foi encaminhado para Fortaleza (CE). Na proposta, a parlamentar defende que os animais de estimação sejam transportados no avião, ao lado dos tutores. Ou seja, fica proibido o transporte dos pets no compartimento de carga dos aviões.

  “A morte de um animal de estimação, numa circunstância como essa não pode se repetir, é inadmissível, e um erro irreparável para a família. Precisamos de legislação que resguarde a vida dos pets no transporte aéreo, o que, por óbvio, não se dá com o tratamento que temos hoje, já que são transportados como se fossem uma bagagem ou uma mercadoria”, afirma a deputada Denise. 

O projeto determina que os donos terão que apresentar a carteira de vacinação dos animais de estimação. Também será necessário manter os pets seguros com guias ou na caixa de transporte para segurança deles e dos demais passageiros. Já a companhia aérea terá que reservar um espaço apropriado para os pets viajarem na cabine da aeronave ao lado dos tutores.

Além disso, a proposta determina que a cobrança de tarifa ou passagem ficará a critério da companhia aérea, desde que não ultrapasse o preço da passagem do responsável pelo animal. A morte do cão mobilizou o país e motivou, inclusive, a criação de uma petição, que vai ao encontro do projeto da deputada Denise. O Governo Federal também se manifestou sobre o assunto, sendo que o Ministério da Justiça notificou a Gol para prestar esclarecimentos sobre a morte de Joca.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Comunicação
Comentários:

Agradecemos o seu contato e estaremos respondendo assim que possível