Gladíolo, girassol de corte, ornithogalum e statice. As estações técnicas sobre essas variedades de flores e uma oficina de arranjos florais, que farão parte do Dia de Campo Regional sobre Floricultura, são uma oportunidade para conhecer mais sobre o cultivo dessas espécies como alternativa de diversificação e renda, assim como de agregação de valor à produção. O evento, que está na 2ª edição, acontece no dia 06 de novembro, a partir das 8h, no horto Dedo Verde, em Vacaria. Serão apresentados os resultados da 14ª fase do projeto Flores para Todos, desenvolvido com produtores e Escolas do Campo.
Conforme a extensionista rural do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Adelaide Ramos, a Serra Gaúcha participa do projeto pelo quarto ano, com 13 municípios envolvidos na produção de statice, girassol, ornithogalum e gladíolo. “Fazendo uma análise da atividade de produção de flores de corte na região, visualizamos boas perspectivas tanto com relação aos resultados alcançados em termos de qualidade como de geração de renda para as famílias envolvidas”, ressalta Adelaide.
O Dia de Campo é promovido pela Emater/RS-Ascar, equipe PhenoGlad do projeto Flores para Todos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Uergs Vacaria e Horto Dedo Verde, com apoio da Associação Riograndense de Floricultura (Aflori), Prefeitura de Vacaria e Lazzeri.
SAIBA MAIS:
Desde o início, em 2018, até setembro de 2024 (14ª fase), o projeto Flores para Todos já alcançou 404 famílias rurais e 71 escolas do campo, de 221 municípios em 21 estados brasileiros e DF, de norte a sul do Brasil.
Confira os números da 14ª fase do Projeto Flores para Todos que está em andamento:
- Gladíolo: 7 produtores, 2 escolas e uma instituição em 7 municípios do RS;
- Statice: 13 produtores, 2 universidades, 1 escola do campo em 11 municípios do RS, uma cooperativa de flores em Pilões/PB e duas produtoras em Areia/PB;
- Girassol de corte: 25 municípios de 13 estados da federação;
- Ornithogalum: 1 município do RS.
FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul
Comentários: