Órgãos municipais de Porto Alegre têm atendimento em regime de plantão nesta segunda-feira (27), devido ao Dia do Servidor. A efeméride é celebrada em 28 de outubro, mas tanto a prefeitura da Capital quanto o governo gaúcho anteciparam o ponto facultativo. Não haverá prejuízo às ativades essenciais, muitas das quais funcionando em regime de plantão ao longo do dia.
O transporte coletivo funciona normalmente, conforme tabela de dia útil. É posssível consultar horários e itinerários em tempo real pelos aplicativos do Cartão TRI, Cittamobi, Moovit e Lá Vem o Ônibus, ou no site linhas.eptc.com.br. Para informações sobre trânsito e transporte estão disponíveis os telefones 118 e 156 (opção 1), bem como a plataforma “156+POA”.
Embora não concentre serviços essenciais, o Mercado Público – até por seu caráter privado na grande maioria dos permissionários – funcionará em horário normal, das 7h30min às 19h. Isso vale tanto para as bancas de produtos quando para estabelecimentos como bares, cafés e restaurantes.
Na área da saúde, o Serviço da Atendimento Móvel de Urgência (Samu) permanece inalterado. Também continuam abertos 24 horas por dia os pronto-atendimentos Cruzeiro do Sul, Bom Jesus, Lomba do Pinheiro e Saúde Mental IAPI, além da UPA Zona Norte Moacyr Scliar, do Hospital de Pronto Socorro (HPS) e do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (emergências obstétrica e pediátrica). Já os postos de saúde e farmácias distritais estão fechados, reabrindo somente na manhã de terça-feira (28).
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) manterá normalmente as coletas domiciliar, seletiva e de lixo público. As equipes operacionais atuam das 7h ao meio-dia e das 13h às 16h, bem como por meio do telefone 156.
Já o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) tem seus seus postos de atendimento presencial fechados, mas atende em regime de plantão eventuais casos de vazamento de água, extravasamento de esgoto cloacal ou pluvial e outras demandas operacionais. O telefone também é 156.
Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) permanecem de plantão para demandas urgentes de conservação de vias e manejo arbóreo, com atendimento pelo telefone 156 ou via aplicativo “156+POA”.
A iluminação pública é atendida pela concessionária IPSul, responsável pela parceria público-privada (PPP) do setor. Demandas podem ser encaminhadas pelo site ipsulpoa.com.br ou pelos aplicativos “156+POA” e “Ilumina POA”.
A Central do Cidadão 156 permanece disponível 24 horas, todos os dias da semana, para solicitações como poda de árvores, iluminação pública, conservação de vias, coleta de lixo, esgoto pluvial e denúncias de vandalismo. O contato pode ser feito pelo telefone 156, aplicativo “156+POA” ou whatsapp (51) 3433-0156.
Assistência social e segurança pública
– O Conselho Tutelar funcionará em regime de plantão centralizado, na rua Fernando Machado nº 657 (Centro Histórico), pelo telefone (51) 3289-2018.
– A Defesa Civil também mantém plantão 24 horas pelo número 199 para emergências e situações de risco.
– O Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) também opera ininterruptamente, com videomonitoramento da mobilidade urbana, segurança pública, saúde e limpeza.
– A Guarda Civil Metropolitana permanece atuando em parques, praças, orla e demais áreas públicas, com vigilâncias fixas e motorizadas em postos de saúde, secretarias e prédios municipais. O atendimento é 24h pelo telefone 153.
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