Atuando como trabalhador rural no município de Flores da Cunha, Ireno Junior Mentz assinou, nesta terça-feira (22/07), contrato do Programa Nacional de Crédito Fundiário – Terra Brasil (PNCF), que possibilitou se tornar proprietário de um imóvel rural. Para isso, ele contou com o apoio da equipe da Emater/RS-Ascar, que deu o suporte técnico para o encaminhamento da proposta no Programa, incluindo desde o planejamento até a execução do projeto e acompanhamento técnico de forma continuada.
Ireno adquiriu um imóvel de 3ha pelo PNCF, no valor de R$ 194.000,00, localizado no travessão Rondelli. Na área, já está plantado 0,85 ha de citros, e o produtor pretende implantar uma estufa de tomate para complementar a renda familiar.
Conforme a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Clarissa de Quadros, responsável pela elaboração do projeto, desde 2016 não havia sido mais encaminhado nenhum crédito fundiário no município. Com a retomada do Programa e algumas mudanças recentes, que visam facilitar o acesso à terra, ela ressalta que o Programa possibilita que as famílias permaneçam no meio rural garantindo renda oriunda das atividades agrícolas, diversificando a produção e permitindo acesso a mercados mais favoráveis.
Comentários: