Rádio Pinhal da Serra

MENU
Forqueta, Santa Lúcia do Piaí e Fazenda Souza são palco dos Jogos Coloniais neste fim de semana
Samuel Rodrigues

Geral

Forqueta, Santa Lúcia do Piaí e Fazenda Souza são palco dos Jogos Coloniais neste fim de semana

Competições fortalecem identidade cultural e aproximam famílias em torno das tradições locais

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Forqueta, Santa Lúcia do Piaí e Fazenda Souza entram no circuito dos Jogos Coloniais da Festa da Uva 2026 no próximo final de semana, levando alegria, competição e resgate cultural para os distritos. No sábado, 7 de fevereiro, às 15h30min, Forqueta recebe as provas em frente à Igreja. No domingo, 8, às 10h, Santa Lúcia do Piaí  e às 15h30min Fazenda Souza abrem suas portas para os jogos, também em frente à Igreja local.

O evento reúne moradores de todas as idades em atividades que celebram o legado dos colonos e imigrantes, transformando hábitos do passado em disputas animadas e cheias de significado.

A presença da Rainha Elisa dos Santos Pereira D'Mutti e das Princesas Júlia Dallegrave Scopel e Letícia Comin da Silva, junto às embaixatrizes, traz ainda mais brilho às etapas, aproximando as comunidades e valorizando a participação de todos.

Serão 12 provas no total, entre elas corrida de trator, corrida de carriola, fazer bigoli, debulhar milho, amassar uva com os pés, arremesso de queijo, jogo da panócia, "Toma que é de uva", mini 48, carreto da cucagna, chute na mastela e corrida de saco. Cada modalidade carrega uma pitada de nostalgia e empolgação.

A grande final dos Jogos Coloniais premiará a equipe campeã com R$10 mil, valor que deverá ser doado a uma escola pública da comunidade vencedora, transformando a competição em um gesto de solidariedade e investimento na educação local.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente no local, momentos antes do início das provas. Se chover, as etapas serão remarcadas e a nova data será informada em breve.

A temporada dos Jogos Coloniais se estende até março, com a final marcada para o dia 7, na Rua Sinimbu, durante a 35ª Festa Nacional da Uva, que celebra os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

Os Jogos Coloniais têm o patrocínio de Orquídea,  Café Bom Jesus,  Sicredi e Supermercados Andreazza, contando também com o apoio de Sorvelândia, SAMAE Caxias e Forno Velho.

A 35ª edição da Festa Nacional da Uva é realizada com incentivo da Lei Rouanet do Ministério da Cultura do Brasil e financiada pela Lei Pró-Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. A Festa da Uva 2026 conta com o patrocínio de HDI Seguros, Banrisul, Marcopolo, RandonCorp, Sicredi Pioneira, Sulgás, Supermercados Andreazza, Unimed Serra Gaúcha, Vantajão Atacado, Vero e Sulcorte. O evento tem como apoiadores FSG – Centro Universitário, Fusopar, CSG, Orquídea, Sanmartin, Biglia Advocacia, Eaton, Mebrafe, DRSUL Nissan, Susin Francescutti, Ou, Soprano, BRDE, Agrimar, PHD Guindastes, Global Prime Wood, Guinchos Vanin, Weloze, Dallemole Estruturas Metálicas e Consevitis-RS. A realização da Festa da Uva é da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e do Ministério da Cultura – Governo Federal – ao lado do povo brasileiro. 

 

Sobre a Festa 

A 35ª edição da Festa Nacional da Uva será realizada entre os dias 19 de fevereiro e 8 de março de 2026, em Caxias do Sul (RS). Celebrando a cultura, a gastronomia e as tradições da imigração italiana, a Festa é um dos maiores eventos comunitários do Brasil.

O tema dessa edição é “Fruto de um sonho imigrante”, em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, destacando ainda os 135 anos de emancipação de Caxias do Sul e os 95 anos da própria Festa. Criada em 1931, a Festa Nacional da Uva é um símbolo da força e da identidade da Serra Gaúcha. Mais do que uma celebração da colheita, ela é feita por pessoas e para pessoas — unindo gerações em torno de um legado cultural que atravessa décadas.

FONTE/CRÉDITOS: Portal RS News
Comentários: