O Governo do Estado do Rio Grande do Sul e o Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS) inauguraram, nesta quinta-feira (20), o novo edifício do Centro de Juventude (CJ) Alvorada. A unidade, que iniciará suas atividades em breve, está localizada na Rua Tupã, 65, no bairro Maria Regina/Salomé.
O CJ de Alvorada é um projeto socioeducativo voltado para jovens de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social, com foco no protagonismo juvenil. O centro oferecerá oportunidades de desenvolvimento, educação e capacitação, além de estimular a autonomia e a participação ativa dos jovens na comunidade. O espaço, que contou com investimento estadual de R$ 7,1 milhões, receberá as atividades do Programa de Oportunidades e Direitos (POD/RS), executado pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).
Para o governador Eduardo Leite, uma das vantagens do reequilíbrio fiscal é a possibilidade de reinvestir diretamente na comunidade. “Estamos custeando esse espaço porque entendemos que, mais do que um benefício imediato, é uma aposta para o amanhã. Dependemos do desenvolvimento da juventude para termos um futuro com mais qualidade, inclusive de mão-de-obra, e para fixarmos talentos em nosso estado”, destacou.
Responsável pela gestão das atividades do CJ Alvorada desde 2011, o CIEE-RS busca proporcionar oportunidades educativas e de trabalho, além de fortalecer a coesão social na região. O CJ já atendeu mais de 4.810 jovens — e mais de 400 já passaram por lá como multiplicadores, atuando como lideranças nas comunidades.
"Temos certeza de que o CJ Alvorada será um ponto de referência para o desenvolvimento dos jovens na comunidade. Assim, cumprimos nosso propósito de assistência social e provocamos o protagonismo desses jovens, com atividades pensadas para que se envolvam diretamente no planejamento e na execução, promovendo a autonomia e o trabalho em equipe", destacou Lucas Baldisserotto, CEO do CIEE-RS.
Entre os diferenciais do projeto, estão a autonomia para escolher e até ministrar atividades, reforçando a participação ativa e o desenvolvimento de habilidades de liderança dos jovens. Além disso, é incentivado o perfil de "Jovem Multiplicador", com os jovens sendo motivados a trazer outros participantes para o projeto, funcionando como disseminadores de conhecimento dentro de suas redes sociais e familiares.
"Essa bela iniciativa finalmente ganha uma casa. E uma casa muito significativa, porque representa um esforço conjunto de muitas Secretarias de Estado, da Prefeitura de Alvorada e do CIEE-RS, concretizando esse sonho que é de todos nós. Eu espero de verdade que o nome simbólico 'Alvorada' seja o prenúncio de novos dias para esses jovens e de uma transformação positiva aqui no município", destacou o secretário da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin.
O prefeito de Alvorada, Douglas Martello, reforçou a importância do espaço para o desenvolvimento da comunidade. "Alvorada não é mais uma cidade insegura. Isso se dá muito sim pela capacidade das forças de segurança pública que trabalham de maneira integrada. Mas a segurança pública vai muito além de colocar policiais na rua. Começa com ações como as que o Centro de Juventude vai fazer, começa na assistência social, começa na educação. Essa transversalidade que a gente tanto fala está funcionando", disse.
Também participaram do evento a secretária estadual de Obras Públicas em exercício, Zilá Breitenbach, o deputado Thiago Duarte, representando a Assembleia Legislativa, e lideranças locais.
Comentários: