Rádio Pinhal da Serra

MENU
Guia sobre enfrentamento da violência de gênero no contexto de emergência climática é lançado
Secom

Geral

Guia sobre enfrentamento da violência de gênero no contexto de emergência climática é lançado

Material oferece recomendações para garantir o acesso a serviços especializados

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Foi lançado, nesta terça-feira (5/11), o Guia de enfrentamento à violência baseada no gênero no contexto de emergência climática do Rio Grande do Sul. O material foi elaborado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

O guia tem o propósito de apoiar a resposta humanitária em cenários de emergência, oferecendo recomendações práticas e estratégicas para garantir que as sobreviventes de violência de gênero tenham acesso a serviços especializados, de qualidade e adequados às suas necessidades em situações de crise.

Durante a solenidade, que contou com a presença de representes de instituições do Estado e de agências internacionais, o titular da Sedes, Beto Fantinel, reforçou a importância do lançamento para a política de desenvolvimento social. “A UNFPA nos auxiliou para destacar esse tema, que precisa ser mais discutido. O lançamento do guia simboliza um trabalho que é construído por meio da superação de vários desafios, e possibilitará que nossa rede de assistência social esteja apta para enfrentar esse tipo de situação”, destacou.  

“O guia foi construído depois de muita pesquisa e aprendizado. É preciso elaborar respostas que salvem vidas, que auxiliem sobreviventes de forma prática”, enfatizou a representante da UNFPA no Brasil, Florbela Fernandes.

O guia será disponibilizado nas rodas de conversa sobre violência baseada no gênero, ministradas pelos consultores da UNFPA em parceria com a Sedes. As capacitações já estão sendo realizadas nos territórios atingidos pelas enchentes de maio. Os encontros têm o objetivo de fortalecer as capacidades técnicas e habilidades de trabalhadoras e trabalhadores que atuam nos serviços da rede, especialmente no enfrentamento da violência baseada no gênero.

 

FONTE/CRÉDITOS: Ascom Sedes
Comentários: