Um dos espaços culturais mais aguardados pelos gaúchos, o Teatro Simões Lopes Neto recebeu o público pela primeira vez nesta quinta-feira (27/3). A inauguração marcou a entrega definitiva do Multipalco Eva Sopher à sociedade, após 22 anos em construção. Para a conclusão das obras, o governo do Estado realizou, nos últimos seis anos, um investimento de R$ 24,5 milhões, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac).
O governador Eduardo Leite esteve presente na inauguração e disse que o espaço é um legado para a cultura do Rio Grande do Sul. “Este espaço não apenas vai permitir a encenação de espetáculos maravilhosos, como também vai ajudar na formação de novos talentos, com as salas de ensaio. Fizemos um grande investimento nos últimos seis anos, mas destaco também a contribuição de todos que fizeram parte desta jornada ao longo de mais de 20 anos. É um legado que fica para a cultura e a arte, tão importantes para a formação da consciência crítica, especialmente nos tempos em que vivemos”.
A secretária da Cultura, Beatriz Araújo, disse que o novo teatro nasce como um templo da cultura. ““Este lugar nasce para ser um verdadeiro templo da arte, da cultura e da expressão. Mais do que um edifício imponente, este teatro representa um compromisso com a criatividade, com os artistas e com o público que valoriza a magia do palco”.
Construído em terreno anexo ao centenário Theatro São Pedro, o complexo, agora finalizado, consolida a Fundação Theatro São Pedro como um dos maiores e mais completos centros culturais da América Latina, ocupando mais de 25 mil m² no Centro Histórico de Porto Alegre. O equipamento também conta com outros palcos, como o Teatro Oficina Olga Reverbel e a Concha Acústica, além das salas da Música, do Circo e da Dança.
Realizada pela Sedac, por meio da Fundação Theatro São Pedro e da Associação Amigos do Theatro São Pedro, com patrocínio do Banrisul, a agenda de abertura do espaço abriga diferentes temáticas, além de homenagear o escritor e jornalista pelotense João Simões Lopes Neto, considerado o primeiro grande nome da literatura do Rio Grande do Sul e que foi o escolhido para nomear o novo teatro.
Turandot ainda terá outras três apresentações no local, de 29 a 31 de março, com ingressos já esgotados. Logo após, o teatro receberá, pela primeira vez na capital, o espetáculo de dança Uma Mulher Vestida de Sol, do Grupo Grial, de Recife. Fundado há quase três décadas pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna e pela coreógrafa Maria Costa Rêgo, o grupo estará em Porto Alegre para curta temporada, de 4 a 6 de abril. Todos os ingressos para a programação de inauguração estão à venda no site. Outras novidades podem ser acompanhadas pelas redes sociais.
Neste primeiro ano de atividades, o Teatro Simões Lopes Neto também será responsável por abrigar as demandas do Theatro São Pedro. O prédio foi fechado no último domingo (23/3) para passar por uma importante reforma para a implementação de seu Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) e acessibilidade, e voltará a receber o público em 2026.
Comentários: