Rádio Pinhal da Serra

MENU
Lula diz que poderia ser indicado ao Nobel da Paz
Poder360 e CNN Brasil

Política

Lula diz que poderia ser indicado ao Nobel da Paz

Lula diz que poderia ser indicado ao Nobel da Paz

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
 
Durante agenda oficial na Alemanha, ao lado do primeiro-ministro Friedrich Merz, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que chegou a acreditar que poderia ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz após sua participação nas negociações do acordo nuclear com o Irã, em 2010.
A declaração foi feita durante coletiva de imprensa em Hannover. Ao recordar o episódio, Lula mencionou que imaginava receber a indicação do então presidente dos Estados Unidos, mas se confundiu ao citar Donald Trump, corrigindo em seguida que se referia a Barack Obama.
O acordo firmado em 2010 contou com a participação da Turquia e do então presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad. A proposta previa o envio de parte do urânio iraniano para território turco, em troca de combustível nuclear destinado a fins pacíficos, com o objetivo de reduzir tensões internacionais relacionadas ao programa nuclear do Irã.
Segundo Lula, apesar do entendimento diplomático, países ocidentais mantiveram e até ampliaram sanções contra Teerã, o que, na avaliação do presidente, demonstra resistência a soluções negociadas em conflitos internacionais.
Durante a visita, o chefe do Executivo também voltou a defender maior protagonismo internacional em iniciativas voltadas à paz e ao multilateralismo, ao mesmo tempo em que a Alemanha reafirmou apoio a soluções diplomáticas aliadas a políticas de segurança.
 
FONTE/CRÉDITOS: Poder360 e CNN Brasil
Comentários: