Rádio Pinhal da Serra

MENU
Missão Empresarial da Fecomércio-RS encerra com aprendizados, conexões e novas perspectivas de negócios em Portugal
Divulgação Fecomércio-RS

Geral

Missão Empresarial da Fecomércio-RS encerra com aprendizados, conexões e novas perspectivas de negócios em Portugal

Missão Empresarial da Fecomércio-RS encerra com aprendizados, conexões e novas perspectivas de negócios em Portugal

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Após uma intensa semana de atividades em Portugal, a Missão Empresarial da Fecomércio-RS chega ao fim deixando um legado de conexões valiosas, aprendizados estratégicos e vivências culturais que ampliaram a visão dos participantes sobre os caminhos do comércio de bens, serviços e turismo no cenário global.

A programação passou por universidades, pólos de inovação, startups, empresas referência em varejo temático e hubs criativos, e possibilitou ao grupo refletir sobre como a combinação entre tecnologia, identidade e propósito pode impulsionar modelos de negócio mais sustentáveis, competitivos e conectados com as transformações do mundo contemporâneo.

“Algo que vou levar da viagem para os meus negócios é pensar fora da caixa. Ano que vem, vamos comemor os 400 anos da região das Missões no Rio Grande do Sul, então temos o dever de levar os insights que tivemos vivendo o turismo de Portugal para a nossa região”, afirma Amanda Sarturi Pacheco, empresária e vice-presidente do Sindilojas Missões.

Ao longo da missão, os empresários tiveram a oportunidade de participar de um curso executivo na NOVA IMS sobre Inteligência Artificial aplicada ao comércio e serviços, visitar o escritório da CNC Brasil em Lisboa, fortalecendo o papel institucional do Sistema Comércio no exterior, conhecer de perto modelos de varejo experiencial com identidade cultural, como os desenvolvidos pelo grupo “O Valor do Tempo”, explorar ecossistemas de inovação e startups, como o Taguspark e o Unicorn Factory – Beato Innovation District. Também vivenciaram a reconversão de espaços urbanos em polos criativos, como na LX Factory e mergulharam na história, arte, arquitetura e gastronomia portuguesas, reforçando o elo cultural entre Brasil e Portugal.

“Eu já tinha vindo a Portugal e a diferença nos serviços é notável. Eles estão ressignificando as marcas e produtos tradicionais. Cada lugar, restaurante, e até os banheiros foram pensados com foco no serviço qualificado, e o que levo para meu setor é que é o momento certo para mudar o seu padrão e elevar o seu empreendimento qualificando a experiência do consumidor”, reflete Maria Tereza Menegotto, presidente do Sindilavrs.

A experiência também oportunizou trocas entre os próprios integrantes da comitiva, que compartilham desafios e aspirações semelhantes, criando uma rede de apoio e inspiração que vai além da viagem, como destaca Arcione Piva, vice-presidente da Fecomércio-RS e presidente do Sindilojas Porto Alegre: “Muitas coisas boas aconteceram, mas o mais importante de tudo é a interação com o grupo. Tivemos trocas, conversas com o pessoal da Fecomércio-RS, de sindicatos, de empresários de segmentos diversos, e isso nos dá a oportunidade de olhar pra dentro e ver aquilo que a gente pode melhorar”.

Mais do que uma visita técnica ao exterior, a Missão Empresarial da Fecomércio-RS proporcionou um espaço de ressignificação sobre o papel do empresário frente aos novos paradigmas econômicos e sociais. O grupo retorna ao Brasil com novas referências, possíveis parcerias e ideias aplicáveis à realidade local, além da certeza de que o diálogo entre tradição e inovação é cada vez mais essencial para construir o futuro do setor do comércio de bens, serviços e turismo no Rio Grande do Sul.

FONTE/CRÉDITOS: Ascom
Comentários: