A MetSul Meteorologia adverte para uma nova onda calor no Rio Grande do Sul durante a próxima semana com temperaturas muito acima da média histórica do final de fevereiro e que em algumas regiões do estado devem ficar próximas, ao redor e acima dos 40ºC. Modelos projetam calor intenso a extremo semana que vem numa extensa área no interior da América do Sul com reflexos no Sul e no Centro-Oeste do Brasil
O calor já se faz presente no território gaúcho hoje, amanhã e no fim de semana, mas a escalada maior da temperatura deve se dar no começo da semana que vem, quando as máximas passarão a ser muito altas no estado. Os termômetros indicam hoje 33ºC a 34ºC em diversas cidades da Metade Oeste gaúcha enquanto amanhã máximas de 33ºC a 35ºC e isoladamente superiores são previstas em diversas regiões do estado.
O calor mais intenso começa a se generalizar na segunda-feira, quando as condições de onda de calor se configuram, com máximas perto e acima de 35ºC em grande número de municípios do estado e marcas de 36ºC a 38ºC e que localmente podem ser mais altas no Noroeste, Oeste, Centro, parte da Campanha, Vales e Grande Porto Alegre.
ONDA DE CALOR MENOS INTENSA QUE A ÚLTIMA
Embora o calor intenso previsto para a semana que vem, a MetSul antecipa que este novo episódio de temperatura muito acima da média não deve ser tão extremo como foi a última onda de calor no Rio Grande do Sul.
GRANDE BOLHA DE CALOR NO MEIO DO CONTINENTE
O novo episódio de temperaturas muito altas vai estar associada a uma bolha de calor que vai se instalar nos próximos dias entre a Argentina, Uruguai, Paraguai e o Rio Grande do Sul, afetando ainda parte de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. São Paulo e Rio de Janeiro seguem muito quentes em níveis de calor que já vem registrando.
FONTE/CRÉDITOS: Metsul Meteorologia
Comentários: