Rádio Pinhal da Serra

MENU
Padre Ilírio: corpo de sacerdote foi velado durante a madrugada em Ibiaçá.
Arquivo Diocesse de Vacaria

Geral

Padre Ilírio: corpo de sacerdote foi velado durante a madrugada em Ibiaçá.

Pela manhã, religioso será transladado para Ibiraiaras

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
Foram definidos os horários de velório, celebrações e sepultamento do Pe Ilírio Guadagnin, que morreu em um acidente de trânsito na tarde desta terça-feira (13). De acordo com as informações divulgadas pelo Santuário Nossa Senhora Consoladora, onde o religioso exercia a função de vigário paroquial, e pela Diocese de Vacaria, a previsão é de que o corpo chegue para os atos de despedida a partir da 1h30min desta quarta-feira (14).
 
O velório acontece no Santuário a partir das 2h e segue até a manhã seguinte. Às 7h, está prevista a realização de uma missa e, em seguida, o corpo será transladado para a Paróquia São José, em Ibiraiaras, cidade onde moram os familiares do sacerdote. Os atos de despedida seguem até as 15h, quando ocorre a celebração de exéquias.
 
O corpo será sepultado em seguida no Cemitério Municipal de Ibiraiaras.
 
O acidente
 
Padre Ilírio Guadagnin, de 72 anos, conduzia uma Fiat Strada pela ERS-126, no trecho que pertence à comunidade de Nossa Senhora do Caravaggio, em Ibiraiaras. Ele perdeu o controle do carro, saiu da pista e capotou.
 
De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual de Nova Bassano, que atendeu à ocorrência, o sacerdote foi parcialmente ejetado e ficou preso embaixo do veículo. A corporação não deu detalhes sobre as causas do acidente.
 
Vigário do Santuário de Ibiaçá
 
Padre Ilírio Antônio Guadagnin exercia a função de Vigário Paroquial no Santuário Nossa Senhora Consoladora de Ibiaçá. Ele foi designado para a função em maio de 2012 e permaneceu no posto até o início de 2020, quando foi transferido para a Catedral, em Vacaria.
 
Em 2022, o religioso auxiliou nas atividades da Paróquia Cristo Rei, em São João da Urtiga, antes de ser novamente transferido para o Santuário de Ibiaçá. Ao ser novamente nomeado vigário, Pe Ilírio concedeu entrevista à Rádio Tapejara e comentou sobre o sentimento em atuar no Santuário. "Alegria poder estar de volta à querida Ibiaçá, que eu aprendi a amar e que não quero perder esse bom costume, esse valor, de amar Ibiaçá e seu querido povo. Eu sempre sonhei em continuar aqui. Mas nós, como padres, nos submetemos ao trabalho de uma diocese, sob as ordens do bispo. Fui convidado para deixar Ibiaçá e ir para Vacaria. Agora, estamos de volta para continuar a missão de sacerdote nesse lugar bonito, abençoado por Deus e que, além de tudo, tem um Santuário que nos leva a Deus através da Devoção a Nossa Senhora”.
 
Nas redes sociais, o Santuário de Ibiaçá e a Diocese de Vacaria publicaram notas de despedida ao sacerdote. Religiosos, grupos ligados à Igreja e amigos também lamentaram a morte.
 
Padre Ilírio nasceu no dia 11 de janeiro de 1952, em Nova Prata. Ele foi ordenado sacerdote no dia 07 de janeiro de 1979.
 
 
FONTE/CRÉDITOS: Rádio Tapejara
Comentários: