Rádio Pinhal da Serra

MENU
Proteção de fontes e nascentes assegura água de qualidade para moradores de Dona Francisca
Tássia Becker Alexandre - Divulgação Emater/RS-Ascar

Agro

Proteção de fontes e nascentes assegura água de qualidade para moradores de Dona Francisca

Proteção de fontes e nascentes assegura água de qualidade para moradores de Dona Francisca

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Desde 1993, uma parceria entre a Emater/RS-Ascar e a Prefeitura de Dona Francisca garante água de qualidade para a população. O projeto de proteção de fontes e nascentes cria estruturas que possibilitam a passagem da água, facilitando o acesso da comunidade ao recurso natural. A iniciativa começou de forma experimental e hoje é referência na região. São aproximadamente 85 fontes protegidas, que beneficiam cerca de 300 famílias.

Antes da proteção das primeiras fontes, a prefeitura e a Emater/RS-Ascar já promoviam ações de cuidado com as vertentes. Mesmo assim, análises indicavam índices altos de contaminação da água. Com a instalação das estruturas e o reforço nas ações educativas, a realidade mudou.

“A água que enviávamos para análise sempre voltava com um alto índice de contaminação. No momento que a gente fez a primeira proteção, o resultado voltou negativo. E a partir daí foi uma procura muito grande, tivemos que intensificar o trabalho”, relata o extensionista da Emater/RS-Ascar Dorli Barichello.

A proteção de fontes é uma alternativa aos poços artesianos, com baixo custo de produção e manutenção. O processo começa com uma análise do local para definir a melhor estrutura. “Fazemos primeiro um levantamento do histórico da vertente e a medição da vazão para entender qual a capacidade de abastecimento. Depois disso se começa um trabalho de escavação, para chegar no melhor local e entender se é uma vertente segura”, explica o extensionista.

Além do cuidado com a construção da estrutura para a passagem da água, a proteção de fontes envolve ainda a atenção com ambiente ao redor, como acentua Barichello: “O produtor vai estar consciente de que vai precisar ter cuidado com o entorno, deixar a vegetação nativa do local, fazer um cercamento e eliminar a entrada de animais. Também procurar não usar defensivos ou usar muito pouco nas lavouras”.

Quando a proteção é feita de forma correta, a água se torna um recurso duradouro. “Se fizer uma boa proteção, levar essa água encanada sem contaminantes no caminho, com uma caixa d’água bem instalada, e limpeza e manutenção periódica, tranquilamente vai ter uma água de ótima qualidade”, assegura Dorli Barichello.

ENSINAMENTO COMPARTILHADO

O projeto de mais de três décadas em Dona Francisca registra diversos benefícios e serve de inspiração para outras cidades no Estado. “O trabalho realizado demonstrou que é um sistema seguro e que melhora a qualidade de vida das famílias. Com isso, alguns municípios que ainda estão com dificuldades vêm conhecer o nosso trabalho”, comenta o extensionista Dorli Barichello, que destaca a participação da equipe em eventos e capacitações em outras regiões gaúchas.

A iniciativa também segue adiante no próprio município. Paulo da Cruz, responsável pelas águas da Prefeitura do município, aprendeu o processo para proteção de fontes e nascentes em dezembro de 2025, um conhecimento que pretende levar para a vida. “Amanhã, estando na Prefeitura ou não, posso ajudar uma família que não tem capacidade de fazer esse trabalho. Então, assim como a Emater me ensinou, posso ir lá e fazer para eles. Um aprendizado que vai para o futuro”, celebra.

 

 

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Comentários: