Rádio Pinhal da Serra

MENU
Queijarias assistidas pela Emater/RS-Ascar são premiadas em Minas Gerais
Divulgação Expoqueijo Brasil 2025

Agro

Queijarias assistidas pela Emater/RS-Ascar são premiadas em Minas Gerais

Queijarias assistidas pela Emater/RS-Ascar são premiadas em Minas Gerais

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na ExpoQueijo Brasil 2025: Araxá International Cheese Awards, quatro queijarias gaúchas ganharam sete medalhas, sendo duas assistidas pela Emater/RS-Ascar. O Rio Grande do Sul foi o terceiro estado mais premiado, atrás apenas de Minas Gerais e empatado com Amazonas e São Paulo. A 5ª edição da ExpoQueijo Brasil, considerada o maior evento de queijo artesanal das Américas, foi realizada de 26 a 29 de junho, no município mineiro de Araxá.

Nesta edição do concurso, concorreram queijos dos cinco continentes e de todos os estados brasileiros, nas categorias queijos de leite de cabra, vaca, ovelha e búfala, entre outras variedades, como ricota e queijo minas, avaliados pelos critérios aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor. Cada atributo possui respectivo peso, com o sabor sendo o mais importante, com 50 pontos a serem considerados na avaliação.

A Queijaria Tradição, de Nova Petrópolis, e a Queijaria Somacal, de Farroupilha, assistidas pela Emater/RS-Ascar, conquistaram três medalhas no concurso. “Receber essas medalhas é o reconhecimento de um trabalho feito com dedicação e muito cuidado em cada etapa da produção. Com o apoio técnico da Emater, conseguimos aprimorar nossos processos e valorizar ainda mais a qualidade do nosso queijo artesanal”, destaca Marcelo Somacal, proprietário da Queijaria Somacal.

A Queijaria Somacal conquistou duas medalhas de prata, nas categorias Queijos Aromatizados de Leite Pasteurizado com menos de 30 dias, e Ricota condimentada ou natural. Foram premiados, respectivamente, o Queijo Colonial ao Vinho e a Ricota Fresca. Já Queijo Colonial da Queijaria Tradição foi contemplado com uma medalha de bronze na categoria Queijo de Leite Pasteurizado Casca Lisa – de 16 a 60 dias.

A Queijaria Tradição possui mais de dez prêmios estaduais e nacionais, e a Somacal acumula, além das medalhas, mais de 15 prêmios estaduais, dez nacionais e seis internacionais.

“A importância das agroindústrias na participação dos concursos é a qualificação, que se reflete na melhoria contínua dos produtos, porque, ao participarem de concursos, os proprietários das agroindústrias recebem um feedback com as notas de cada quesito, e é a partir disso que eles têm a oportunidade de melhorar. Então, é ótimo a visibilidade, mas é uma oportunidade da melhoria também”, analisa Bruna Bresolin, engenheira de alimentos e extensionista da Emater/RS-Ascar.

Ao longo de sete décadas de atuação, a Emater/RS-Ascar tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da produção de queijos artesanais. Por meio de assistência técnica contínua, capacitações, orientação sobre boas práticas agroindustriais e apoio na regularização sanitária, a Instituição tem contribuído para a valorização da produção local e para o acesso dos produtores a novos mercados.

Em diversas regiões do Estado, extensionistas atuam lado a lado com os produtores, incentivando a agregação de valor, a diversificação da produção e a organização coletiva, promovendo não apenas a qualidade dos produtos, mas a sustentabilidade das propriedades familiares. Esse apoio tem sido fundamental para a profissionalização do setor, que hoje se destaca pela tradição e pela inovação.

 

 

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar  
Comentários: