Rádio Pinhal da Serra

MENU
Rio Grande do Sul cresce quase o dobro da média do país e dispara no turismo internacional em 2025
Divulgação

Geral

Rio Grande do Sul cresce quase o dobro da média do país e dispara no turismo internacional em 2025

Com alta de 73,8% nas chegadas de estrangeiros, estado se consolida entre os principais destinos do país e reforça protagonismo no cenário turístico b

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Rio Grande do Sul viveu um ano histórico no turismo internacional e se consolidou como o estado que mais cresceu no Brasil em 2025. Entre janeiro e dezembro, 1.535.806 turistas estrangeiros visitaram o território gaúcho, um salto de 73,8% em relação a 2024, quando foram registradas 883.662 chegadas internacionais.
 

O desempenho representa quase o dobro do avanço da média nacional, que fechou o ano com alta de 37,1%. Os dados consolidados foram divulgados nesta terça-feira (6) pela Embratur, pelo Ministério do Turismo e pela Polícia Federal (PF).
 

Somente em dezembro, o Rio Grande do Sul recebeu 104.011 turistas internacionais, consolidando como um dos destinos mais procurados por visitantes estrangeiros no país.
 

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, os números refletem uma estratégia bem-sucedida de promoção internacional e a força dos atributos do destino. “O Rio Grande do Sul tem identidade, diversidade cultural, gastronomia reconhecida e paisagens únicas. Esse crescimento acima da média nacional mostra que o estado está definitivamente no radar do turismo global. É resultado de um trabalho integrado gerando impacto direto na economia, no emprego e na renda”, destaca.
 

Principais emissores

A Argentina segue como o principal mercado emissor de turistas para o Rio Grande do Sul. Em 2025, 1.173.009 argentinos visitaram o estado, reforçando a forte integração regional e a preferência dos vizinhos pelo destino gaúcho. Na sequência aparecem o Uruguai, com 305.751 visitantes, seguido por Paraguai (12.194), Chile (10.297) e Estados Unidos (5.128), evidenciando a diversidade de mercados internacionais que escolheram o estado.
 

O crescimento acima da média nacional coloca o Rio Grande do Sul em posição de destaque e reforça o papel do turismo como vetor estratégico de desenvolvimento econômico, geração de empregos e fortalecimento da imagem do Brasil no exterior, em sintonia com as diretrizes do Plano Nacional de Turismo e com um cenário promissor para os próximos anos.
 

Brasil em alta

O desempenho do Rio Grande do Sul acompanhou um ano recorde para o turismo internacional no Brasil, que encerrou 2025 com 9.287.196 turistas estrangeiros. O resultado confirma a consolidação do país como um destino cada vez mais competitivo no cenário global.
 

Entre os principais mercados emissores do Brasil, a Argentina manteve a liderança, com 3.386.823 turistas, seguida pelo Chile, com 801.921, e pelos Estados Unidos, que somaram 759.637 chegadas. Já os visitantes europeus, vindos de países como França, Portugal, Alemanha, Itália, Reino Unido e Espanha totalizaram 1.274.567 turistas ao longo do ano.

 

FONTE/CRÉDITOS: Portal RS News
Comentários:

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Rádio Pinhal da Serra no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar