Rádio Pinhal da Serra

MENU
Rio Grande do Sul poderá ter safra recorde de grãos, estima Conab
Luiz Henrique Magnante

Agro

Rio Grande do Sul poderá ter safra recorde de grãos, estima Conab

Primeiro levantamento do ciclo 2025/26 aponta para 40,9 milhões de toneladas no estado; desempenho dependerá da estabilidade climática nos próximos me

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Rio Grande do Sul pode alcançar uma safra recorde de grãos no ano agrícola 2025/26, caso as condições climáticas sejam favoráveis e as projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) se confirmem. A primeira estimativa para o novo ciclo, divulgada nesta terça-feira (14), indica uma produção de 40,9 milhões de toneladas, a maior já registrada no estado desde 1976/77. A alta é de 13,7% em relação à safra anterior. O volume equivale a 11,5% da produção nacional, que também deve alcançar novo recorde, estimado em 354,7 milhões de toneladas.

 

O Rio Grande do Sul deverá ser o terceiro maior produtor de grãos do país, atrás de Mato Grosso e Paraná. Embora deva ocupar o segundo lugar em área plantada, com 10,7 milhões de hectares e crescimento de 1,5%, a produtividade estadual tem sido impactada por fatores como a instabilidade climática. Mesmo assim, a nova projeção da Conab é considerada positiva, com destaque para a recuperação esperada na soja.

 

“Apesar dos desafios climáticos recentes, o Rio Grande do Sul se posiciona para uma safra promissora em 2025/26, com boa perspectiva de recuperação da soja, fortemente prejudicada na temporada passada. O desempenho dependerá, sobretudo, da estabilidade do clima nos próximos meses. Caso se mantenha a perspectiva desenhada pela Conab, o estado poderá registrar um marco histórico na produção de grãos, reafirmando sua importância no cenário agrícola nacional”, destaca o presidente da Conab, Edegar Pretto.

 

Soja: recuperação do carro-chefe da produção gaúcha

 

O RS deve ocupar o segundo lugar entre os maiores produtores de soja no país. A produção estimada é de 22,4 milhões de toneladas, crescimento expressivo de 34,9% em relação à safra anterior. A área plantada pode aumentar 1,0%, chegando a 7,2 milhões de hectares. A produtividade média projetada é de 3.129 kg/ha, alta de 33,6%. Essa expectativa positiva reflete a previsão de recuperação após a forte estiagem que comprometeu a safra 2024/25, principalmente durante o desenvolvimento das lavouras. A semeadura para o novo ciclo ainda é incipiente.

 

Milho 1ª safra: maior produtor do país com boa temporada

 

A maior produção de milho da 1ª safra se concentra no RS. Para 2025/26, a Conab estima uma área cultivada de 817,2 mil hectares, 14,2% a mais que no ciclo anterior. É o maior avanço em duas décadas, impulsionado pela segunda maior produtividade da história do estado na última safra. Isso mostra que a cultura ainda representa uma boa alternativa de renda aos produtores. A produção, contudo, deve ter uma leve queda de 0,1%, resultando em 5,4 milhões de toneladas. Até 13 de outubro, 83% da área já estava semeada. A condição geral das lavouras é considerada boa.

 

Arroz: RS mantém liderança, mesmo com queda na produção

 

O RS continua como o maior produtor de arroz do país. No entanto, a queda no preço do grão no mercado deverá resultar em retração de 3,1% na área plantada e de 10,5% na produção, estimadas, respectivamente, em 938,1 mil hectares e 7,8 milhões de toneladas. Apesar das baixas, a expectativa é positiva. Com reservatórios em níveis satisfatórios, além da previsão de alta radiação solar e dias quentes nos meses de janeiro e fevereiro, o desenvolvimento das lavouras deve ser favorecido durante as fases de floração e enchimento de grãos. Até o momento, 18% da área prevista já foi semeada.

 

Feijão: expectativa de crescimento na produção

 

A produção de feijão, incluindo o preto e cores, deve atingir 76,6 mil toneladas no RS, aumento de 4,2% em relação ao ciclo 2024/25. A área cultivada está estimada em 45,4 mil hectares, crescimento de 7,1%. O feijão-cores é predominante no Planalto Superior, com início do plantio previsto para novembro, após a colheita das culturas de inverno. Já o feijão-preto teve 51% da área prevista semeada até o final de setembro. Embora as temperaturas mais baixas atrasem o desenvolvimento inicial das plantas, não há impacto negativo na produtividade até o momento.

 

Trigo (safra 2025): lavouras apresentam bom desempenho

 

Principal produtor de trigo do Brasil, o RS finalizou a semeadura da safra 2025 com uma área de 1,16 milhão de hectares, queda de 13,7% em relação à safra anterior. A produção está estimada em 3,7 milhões de toneladas, recuo de 6,3%. Os principais fatores para a redução da área foram a estiagem durante o período ideal de plantio e as recentes perdas nas safras 2023 e 2024, que desestimularam o plantio, além do menor investimento em insumos, especialmente fertilizantes. Ainda assim, as lavouras apresentam bom desenvolvimento e a condição geral é considerada positiva. A colheita já foi iniciada.

 

Aveia (safra 2025): área recorde e lavouras em excelentes condições

 

O RS é o maior produtor de aveia no país. O estado deve ter uma produção de 965 mil toneladas, crescimento de 14,6% em relação à safra passada. A área plantada é a maior já registrada pela Conab, com 384,6 mil hectares, alta de 7,8%. A redução da área de trigo contribuiu para o avanço da aveia, impulsionada também por melhores preços de mercado. Apesar dos impactos das chuvas em junho e das geadas em julho e agosto, as perdas foram pequenas. A colheita atingia 9% da área total à época do levantamento, com resultados acima dos esperados.

 

Canola (safra 2025): produção pode crescer mais de 66%

 

O RS lidera a produção nacional de canola, com expectativa de aumento de 66,2%, atingindo 320,7 mil toneladas. A área plantada deve crescer 43,7%, alcançando 209,9 mil hectares. As lavouras apresentam bom desenvolvimento e boa qualidade dos grãos, o que sugere alta na produtividade em relação ao levantamento anterior. No campo, 4% das áreas haviam sido colhidas até o levantamento.

 

Cevada (safra 2025): mesmo com retração, perspectiva é positiva

 

O RS é o segundo maior produtor nacional de cevada. A previsão é colher 99,6 mil toneladas em 30,4 mil hectares, reduções de 13,4% e 11,4%, respectivamente. A cultura predomina no Planalto Superior e foi beneficiada por condições climáticas favoráveis à semeadura, concluída em julho. As lavouras estão em boas condições. A colheita deve iniciar em outubro.

 

 

 

 
 
FONTE/CRÉDITOS: Embrapa
Comentários: