Rádio Pinhal da Serra

MENU
RUPTURA DE PADRÃO ATMOSFÉRICO VAI TRAZER MUITA CHUVA NO FIM DE JULHO
Metsul Meteorologia

Geral

RUPTURA DE PADRÃO ATMOSFÉRICO VAI TRAZER MUITA CHUVA NO FIM DE JULHO

RUPTURA DE PADRÃO ATMOSFÉRICO VAI TRAZER MUITA CHUVA NO FIM DE JULHO

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
Última semana de julho será de chuva frequente no Sul do Brasil com mudança de padrão atmosférico após semanas de escassas precipitações
Uma ruptura no padrão atmosférico que prevaleceu nas últimas três semanas vai trazer chuva frequente e localmente volumosa neste final de julho, de acordo com a previsão da MetSul Meteorologia. Os três estados do Sul do Brasil terão os maiores acumulados de precipitação, mas a chuva alcançará o Centro-Oeste e o Sudeste. Desde o episódio de chuva do fim de junho, que chegou a ter acumulados acima de 150 mm na Metade Norte gaúcha e provocou repique de cheias de rios, o Sul do Brasil tem enfrentado um período de precipitação abaixo a muito abaixo da média em uma época que costuma ser chuvosa.
A cidade de Porto Alegre, por exemplo, tem média histórica de precipitação em julho, de acordo com a série 1991-2020, de 163,5 mm. Trata-se da maior média mensal de chuva na climatologia anual da capital gaúcha.
A despeito de ser um mês comumente chuvoso, as primeiras três semanas do mês neste ano foram de precipitação muito abaixo da média em Porto Alegre, muito em razão da poderosa massa de ar frio de alta pressão que atuou no começo deste mês. Tanto que até a manhã deste dia 24 a precipitação na capital gaúcha soma tão-somente 36,6 mm na estação do bairro Jardim Botânico.
Essa condição se repete ainda no interior gaúcho e nos estados de Santa Catarina e do Paraná agora em julho. Em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, a precipitação até agora em julho é de apenas 18,5 mm. A média histórica mensal é de 184,3 mm, ou seja, choveu só 10% da média mensal até agora.
 
FONTE/CRÉDITOS: Metsul Meteorologia
Comentários:

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Rádio Pinhal da Serra no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar