Rádio Pinhal da Serra

MENU
Seminário reúne agroindústrias familiares na Fenacan
João Vicente Ribas

Agro

Seminário reúne agroindústrias familiares na Fenacan

Seminário reúne agroindústrias familiares na Fenacan

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
     
 

Santo Antônio da Patrulha recebeu mais uma edição dos seminários regionais do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), nesta quarta-feira (14/08). O evento ocorreu junto à Festa Nacional da Cana-de-Açúcar, Rapadura, Sonho e Arroz (Fenacan) e reuniu produtores inscritos no Peaf, para falar sobre melhorias nesta política pública.

A Emater/RS-Ascar operacionaliza o Peaf em todos os 497 municípios do estado do Rio Grande do Sul. “Este programa é coordenado pela SDR, mas a execução é realizada por nós, tendo início nos escritórios municipais da Instituição”, explica o extensionista da Emater/RS-Ascar e Assistente Técnico Estadual, Marcio Dalbem.

O Peaf completou 12 anos de existência e havia a necessidade de ocorrer uma discussão, principalmente com os participantes, para debater novas estratégias e serviços que poderiam ser disponibilizados para que sejam atendidas as necessidades das agroindústrias.  

A presidente da Emater/RS, Mara Helena Saalfeld, participou do seminário e ressaltou o trabalho realizado pela Instituição no programa. “A Emater/RS-Ascar acompanha todo o processo, desde a produção, até a transformação e a criação da tabela nutricional e formalização”, disse.

“Atualmente nós temos 3.934 agroindústrias fazendo parte deste programa, e nesse dia ensolarado que possibilitou a presença de muitos produtores, nós conseguimos aqui informá-los com as palestras ministradas sobre a importância do que é ser uma agroindústria cadastrada”, acrescentou a presidente.

A programação do seminário contou com falas sobre Contextualização, Perspectivas, Desafios e Crédito para a Agricultura Familiar. Participaram das mesas integrantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Emater/RS-Ascar, Cooperativa Sicoob e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), representada pelo secretário adjunto Lindomar Moraes.

O extensionista da Emater/RS-Ascar, Alexandre Schmidt, explica que programas como o Peaf surgem com a necessidade do público ao qual ele atende. “Quando nós realizamos eventos com essa metodologia de seminário, que ocorre por meio de vários encontros no estado, nós conseguimos fazer com que o agricultor possa falar e opinar sobre este programa que lhe atende”, conclui.

Até o final do ano, serão promovidos 11 seminários em todo o estado. Os próximos ocorrem no mês de setembro, em Santo Ângelo (04/09) e Lagoa Vermelha (17/09).

 

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Porto Alegre
Comentários: