Rádio Pinhal da Serra

MENU
Trufas estão em plena colheita em Cotiporã
Rejane Paludo

Agro

Trufas estão em plena colheita em Cotiporã

Trufas estão em plena colheita em Cotiporã

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Raras e valiosas, as trufas já são produzidas em Cotiporã. A família do agricultor Luís De Rossi, que cultiva nogueiras-pecã, é um dos poucos produtores dessa iguaria no Brasil. Na tarde desta quinta-feira (18/12), ele realizou a abertura da colheita das trufas na propriedade, que contou com a presença do prefeito, José Carlos Breda, Emater/RS-Ascar e convidados.

 

As trufas são fungos comestíveis que se desenvolvem associados às raízes de árvores como as nogueiras-pecãs e são consideradas um produto de luxo, utilizado na alta gastronomia. A descoberta na propriedade aconteceu há três anos. “Em 2010, eu comprei as mudas de nogueiras de um viveirista e elas vieram inoculadas com o fungo, mas nem ele sabia disso. Quando encontramos, levamos para uma universidade, que constatou que era trufa. Desde então mudou tudo, começamos a colher trufas e está dando muito certo isso. E eu estou me adequando melhor ao manejo dela”, revela o produtor.

 

A colheita acontece entre os meses de novembro e janeiro e são da variedade Sapucay, conhecidas como trufas brasileiras. Neste ano, ele prevê colher em torno de 50 quilos, que são comercializados para restaurantes e eventos. De Rossi já está produzindo também mudas de nogueiras trufadas e pensa em um projeto de uma agroindústria de carpaccio de trufas, a fim de manter a regularidade da oferta do produto para restaurantes.

 

Para a Emater/RS-Ascar, essas descobertas também acabam gerando aprendizado, já que a relação com os produtores é sempre uma troca. “É muito interessante para a família e também para a Extensão Rural a construção de conhecimento em torno de todo esse processo de produção, e mesmo de busca de mercados. Dentro desse contexto, a Emater/RS-Ascar também pode contribuir com tecnologias de produção que possam qualificar o produto, como a irrigação. A produção de trufas surge ainda como uma oportunidade de diversificação e agregação de renda na pequena propriedade”, destaca a assistente técnica regional a Emater/RS-Ascar, Adelaide Ramos.

 

 

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul
Comentários: