O Rio Grande do Sul enfrenta um cenário alarmante. Apenas em janeiro de 2026, o estado registrou 11 feminicídios – um aumento em relação ao mesmo período do ano anterior. Com a trágica média de uma morte a cada três dias, a Famurs lançou, , a campanha “VIDA: todos por Ela”.
A iniciativa tem o objetivo de unir o poder público em torno de políticas que tornem as cidades mais seguras, especialmente para as mulheres. A campanha também busca conscientizar a população quanto à importância de realizar denúncias ao menor sinal de agressão física ou psicológica.
Primeira mulher a presidir a Famurs, a prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, reforça que o combate à violência começa na ponta. “O município é onde a vida acontece. Estamos nos postos de saúde, nas escolas e no CRAS. Somos o primeiro acolhimento e temos o dever de interromper o ciclo da violência antes que ele seja fatal”, afirma.
Como parte das ações da campanha “VIDA: todos por Ela”, a Famurs promove, no dia 4 de março, a 1ª Famurs Move RS. A corrida, que terá percursos de 3km e 5km, leva para as ruas de Torres o debate urgente sobre o enfrentamento à violência contra a mulher e a conscientização pelo fim do feminicídio no estado.
A iniciativa busca unir o esporte ao compromisso social, mobilizando gestores municipais e a comunidade em torno da proteção à vida. "Queremos que cada passo dado nessa corrida simbolize o avanço das nossas políticas públicas na proteção das mulheres. É um movimento de visibilidade e de força", destaca a presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira.
A 1ª Famurs Move RS acontece durante a programação da Assembleia de Verão e reforça o papel da Federação em articular ações práticas que vão além do gabinete, envolvendo a sociedade civil em causas prioritárias. As inscrições para a primeira edição da corrida são gratuitas e devem ser realizadas em bit.ly/corridafamurs.
A realização da 1ª Famurs Move RS conta com o patrocínio estratégico da CMPC e do CREA-RS. A ação recebe, ainda, o apoio fundamental da Prefeitura de Torres e do Sesc RS, parceiros que viabilizam a estrutura necessária para levar essa mensagem de conscientização ao litoral gaúcho.
Comentários: