Rádio Pinhal da Serra

MENU
Crianças indígenas são resgatadas em situação de abandono em meio a onda de frio no RS, diz Guarda Municipal
Alex Rocha/PMPA

Geral

Crianças indígenas são resgatadas em situação de abandono em meio a onda de frio no RS, diz Guarda Municipal

Caso ocorreu em um dos dias de menor temperatura do ano em Porto Alegre. Elas foram encaminhadas a um abrigo. Polícia Civil instaurou inquérito.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
Duas crianças foram resgatadas em situação de abandono e hipotermia Porto Alegre. O caso ocorreu na segunda-feira (30), um dos dias de menor temperatura do ano na capital.
Conforme a Guarda Municipal, pedestres que passavam pelo Centro Histórico, nas proximidades da Praça Montevidéu, perceberam a situação e acionaram os agentes. Elas estavam em uma calçada e vestiam poucas roupas, segundo os relatos.
"A criança menor estava caída no chão, com o corpo tremendo, muco no rosto e queimaduras de frio nas mãos e face. Outra criança, também com sinais de hipotermia, estava encolhida em um canto. Ambas vestiam apenas uma calça e um casaco fino, insuficientes para protegê-las do frio intenso", diz a GM.
A equipe levou as três resgatadas à Divisão Especial da Criança e do Adolescente (Deca) da Polícia Civil. Foi registrado boletim de ocorrência, e o Conselho Tutelar foi acionado. Elas foram encaminhadas a um abrigo.
O RS está passando pela quarta onda de frio em 2025 e a segunda do inverno. As temperaturas estão cerca de 5ºC abaixo da média para o período.
Investigação
A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar o caso. Conforme o diretor da Divisão Especial da Criança e do Adolescente, o delegado Raul Vier, as crianças são irmãs e é apurada suspeita de abandono de incapaz.
Equipes da polícia se deslocaram até o abrigo onde as crianças estão acolhidas e a uma reserva indígena guarani. A investigação identificou os responsáveis legais pelas crianças. Eles serão intimados para prestar esclarecimentos, informou Vier.
"A Polícia Civil segue com as diligências investigativas em andamento, respeitando os direitos fundamentais e os costumes da comunidade indígena envolvida, e reitera seu compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes", diz a manifestação da instituição.
 
FONTE/CRÉDITOS: G1 RS
Comentários: