Rádio Pinhal da Serra

MENU
Descarga elétrica mata sete búfalos em propriedade rural de São Joaquim
Mycchel Legnaghi

Geral

Descarga elétrica mata sete búfalos em propriedade rural de São Joaquim

Fenômeno ocorreu na tarde de quarta-feira (28) na localidade do Despraiado

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Uma forte tempestade elétrica que atingiu a Serra Catarinense na tarde desta quarta-feira (28) causou prejuízos no campo e na área urbana de São Joaquim. Na localidade de Despraiado, a cerca de 18 km do centro do município, uma única descarga atmosférica resultou na morte de sete búfalos na propriedade do agricultor Francisco Amarildo Amaral.

De acordo com o relato do produtor, seis animais morreram agrupados próximos a um cocho de sal no momento da descarga. Um sétimo búfalo foi encontrado sem vida a mais de 10 metros de distância do ponto principal, o que evidencia a propagação da corrente elétrica pelo solo.

Esta é a segunda vez que a propriedade registra perdas dessa natureza. Há aproximadamente 20 anos, um raio atingiu o mesmo local, matando duas vacas. Naquela ocasião, duas terneiras que estavam próximas sobreviveram.

Impactos fisiológicos nos animais

Especialistas explicam que, quando um raio atinge o solo, a energia se espalha pela superfície. Ao atravessar o corpo dos animais, a corrente elétrica pode causar:

Além da perda do rebanho, moradores de São Joaquim relataram danos materiais significativos. A sobrecarga na rede elétrica causou a queima de eletrodomésticos e eletrônicos, como modems, roteadores, chuveiros, televisores e videogames. Na Praça João Ribeiro, os aparelhos de controle do chafariz também foram danificados pela tempestade.

As autoridades e especialistas reforçam o alerta para que produtores e moradores redobrem os cuidados durante períodos de instabilidade climática, buscando abrigo seguro e evitando áreas abertas ou proximidade com estruturas metálicas e árvores isoladas.

FONTE/CRÉDITOS: Radio Club de Lages
Comentários: