A Emater/RS-Ascar marca presença no 43º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, realizado entre os dias 5 e 7 de maio, em Erechim. Promovido pela Famurs, o evento teve como tema central “De mãos dadas reconstruímos o amanhã”, com foco na resiliência do povo gaúcho e na reconstrução do estado.
Com atenção especial à agricultura familiar, a Emater/RS-Ascar participou ativamente da programação através de um estande institucional. O presidente da Instituição, Luciano Schwerz, e o diretor-geral da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Romano Scapin, apresentaram o Programa de Recuperação Socioprodutiva e Ambiental e Incremento da Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha. A iniciativa, considerada o maior programa da história da agricultura familiar no Estado, é da SDR e deverá ser executada pela Emater/RS-Ascar.
“Desde a Operação Tatu, não se via um programa com esse foco no solo”, destacou o diretor Romano Scapin. Já Luciano Schwerz enfatizou a importância do manejo e conservação do solo. “Queremos que a água da chuva permaneça no solo. A erosão é uma das causas do êxodo rural, da falta de sucessão e do empobrecimento. Que este projeto inaugure um novo tempo para a agricultura do nosso Estado”, afirmou.
Também estiveram presentes no Congresso os diretores Técnico e Administrativo da Emater/RS-Ascar, Claudinei Baldissera e Alexandre Durans, além dos gerentes regionais e adjuntos de Erechim, Fernanda Carla Tacca Angonese e Laerth Gresele Suszeke, e Passo Fundo, Gustavo José Bonotto e Idenir José Deggerone.
Comentários: