Rádio Pinhal da Serra

MENU
Estudantes e empreendedores do Morro da Cruz participam de conscientização para ações sociais do South Summit Brazil
João Felipe Brum

Geral

Estudantes e empreendedores do Morro da Cruz participam de conscientização para ações sociais do South Summit Brazil

Atividade faz parte de programação paralela ao evento realizada ao longo de março

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Alunos do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) e empreendedores do Morro da Cruz, em Porto Alegre, participaram de um encontro da programação paralela do South Summit Brazil (SSB) 2024, na tarde desta quarta-feira (13/3). O objetivo foi apresentar o evento ao público da comunidade, com foco nas ações sociais que estão sendo desenvolvidas pelo governo do Estado.

A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, enfatizou a importância de levar o SSB para mais pessoas: “Uma das prioridades no planejamento estratégico da nossa pasta é a inovação social, que é o motivo de estarmos aqui hoje. Ou pensamos no desenvolvimento econômico e social do Estado abrangendo todos, ou não chegamos a lugar algum. O South Summit é uma forma de desenvolver mais ações que ocorram ao longo de todo ano, em diferentes lugares, envolvendo todos os públicos”.

A coordenação das ações sociais é realizada pela Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape). “Estamos implementando 17 ações este ano, com sete secretarias envolvidas, e distribuímos 500 ingressos sociais. Nossa missão é levar o South Summit para todos os lugares”, afirmou a titular da Seidape, Lisiane Lemos.

O CEO do SSB, Thiago Ribeiro, reforçou o compromisso do evento com a geração de impacto nas comunidades, inclusão social e novas conexões: “Quero reforçar a alegria de estar aqui e parabenizar a todos pelos trabalhos realizados no CRC. Estamos de portas abertas sempre, e vocês podem nos ajudar a melhorar”.

Recondicionamento de computadores

Uma das ações sociais relacionadas ao SSB foi proposta pela Sict e consiste na coleta de equipamentos tecnológicos com problemas a fim de consertá-los no CRC do Morro da Cruz e doá-los para comunidades periféricas. São quatro pontos de coleta em Porto Alegre durante todo o mês de março: no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), no Instituto Caldeira, no Tecnopuc e no Nau Live Spaces.

Com foco em jovens da periferia, a ação – que se enquadra na chamada economia circular, ligada à reutilização de materiais e equipamentos – ocorre por meio do CRC, que é conduzido pelo Coletivo Autônomo Morro da Cruz, em parceria com a Sustentare, empresa responsável pelos pontos de coleta e pela apresentação do relatório das doações.

No espaço adaptado para recondicionamento dos equipamentos, o coletivo também realiza cursos e oficinas para jovens em situação de vulnerabilidade social, com foco em recuperação de equipamentos de informática usados, dando novas condições de funcionamento.

FONTE/CRÉDITOS: Ascom Sict
Comentários: