Novo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro gaúcho Edson Fachin se reúne com os presidentes de todos os tribunais do Judiciário brasileiro nesta terça-feira (30), na sede da Corte, em Brasília.
Esse é o primeiro ato público de Fachin no comando do Supremo. A reunião marca o início da sua gestão à frente da STF e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), em um sistema judiciário que reúne 92 tribunais distribuídos entre esferas estaduais, federais, militares, trabalhistas e eleitorais.
O Poder Judiciário brasileiro está estruturado em cinco segmentos: Justiça Federal e Justiça Estadual — ambas de competência comum —, além da Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral e Justiça Militar, classificadas como especializadas. Cada uma exerce papel fundamental na garantia dos direitos e na aplicação da lei em suas respectivas áreas.
Além do Supremo, há outros quatro órgãos superiores: STJ (Superior Tribunal de Justiça), STM (Superior Tribunal Militar), TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e TST (Tribunal Superior do Trabalho).
Na segunda-feira (29), Fachin e o ministro Alexandre de Moraes foram empossados como presidente e vice do STF, respectivamente, para o biênio 2025-2027. A solenidade reuniu autoridades dos Três Poderes, entre elas o presidente Lula.
Comentários: