Rádio Pinhal da Serra

MENU
Governador Eduardo Leite assina termo para recuperação e retomada do Trem dos Vales
Mauricio Tonetto

Política

Governador Eduardo Leite assina termo para recuperação e retomada do Trem dos Vales

Governador Eduardo Leite assina termo para recuperação e retomada do Trem dos Vales

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
O governador Eduardo Leite assinou, na quinta-feira (29/1), no Palácio Piratini, o termo de parceria que viabiliza a recuperação e a retomada do Trem dos Vales, um dos principais ativos turísticos do Rio Grande do Sul. A iniciativa representa um avanço concreto para a reativação do trecho ferroviário de 18,5 quilômetros entre os municípios de Muçum e Vespasiano Corrêa, ampliando o potencial turístico, econômico e cultural do Vale do Taquari.
Reconhecido como um dos principais atrativos turísticos do interior gaúcho, o Trem dos Vales conecta patrimônio histórico, cultura e geração de renda. Em suas últimas temporadas de operação, o passeio ferroviário contribuiu de forma expressiva para a dinamização da economia local, estimulando o comércio e os serviços e valorizando empreendimentos ligados ao turismo e à cultura.
O governador Eduardo Leite destacou a relevância da retomada do Trem dos Vales para a economia e o turismo da região. “A vocação turística do Vale do Taquari se consolidou ao longo dos anos com muito empenho da região, que infelizmente foi acometida pelos eventos meteorológicos de 2023 e 2024, com prejuízos também para as condições de funcionamento do Trem do dos Vales. Estamos agindo sobre este trecho para que ele volte a ter vida e possa mobilizar ainda mais a economia do turismo na região, contagiando positivamente todo o entorno, gerando empregos qualificados e mais renda para a população”, ressaltou o governador.
A assinatura do termo envolve a Secretaria de Turismo (Setur) e a Secretaria de Logística e Transportes (Selt), em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). O investimento global previsto é de R$ 6,34 milhões, destinado à recuperação da via férrea e à retomada da operação turística, seguindo critérios técnicos, históricos e de segurança.
O vice-governador Gabriel Souza enalteceu o esforço real para recuperar um patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio Grande do Sul e recolocar esse trecho ferroviário a serviço do desenvolvimento regional. “A recuperação do Trem dos Vales vai muito além da reconstrução dos trilhos. Ela significa geração de emprego, renda, fortalecimento do turismo e valorização da nossa história. Ao viabilizar o trecho entre Muçum e Vespasiano Corrêa, mostramos que é possível avançar e criar as condições para que toda a ferrovia volte a cumprir um papel estratégico para a economia e para as pessoas", analisou.
Turismo, memória e desenvolvimento
O titular da Setur, Ronaldo Santini, ressaltou que a retomada do Trem dos Vales consolida o turismo como política pública estratégica. Segundo ele, o projeto alia preservação da memória ferroviária, estímulo à economia local e ampliação da oferta de experiências turísticas no interior do Estado. “Estamos falando de um ativo que gera emprego, renda e identidade, conectando história, cultura e desenvolvimento. A retomada do Trem dos Vales materializa o potencial turístico do Vale do Taquari”, afirmou Santini.
O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, explicou que a ferrovia é um modal que precisa ser fortalecido para reduzir a dependência das rodovias e diminuir os custos do escoamento da produção. "A estrutura ferroviária necessita estar incluída dentro de uma perspectiva de desenvolvimento. E recuperar o Trem dos Vales significa resgatar a história, unindo logística e integração, impulsionando o turismo e apostando no futuro do Rio Grande do Sul", frisou.
Impacto local e parceria institucional
Representantes dos municípios envolvidos e de entidades como a Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales) e a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) destacaram a relevância da iniciativa para a retomada da atividade turística e econômica na região, especialmente diante dos desafios enfrentados nos últimos anos.
"Este ato simboliza o trabalho conjunto entre poder público e iniciativa privada, a visão estratégica do governo do Estado, a capacidade de transformar uma construção coletiva em execução concreta, com o Estado presente, atuante e comprometido com o desenvolvimento local e regional", exaltou o coordenador do Trem dos Vales e presidente da Amturvales, Rafael Fontana.
A recuperação do Trem dos Vales integra um conjunto de ações do governo do Estado voltadas à qualificação do turismo, ao estímulo a investimentos e à preservação do patrimônio histórico, reafirmando o papel do setor como motor de desenvolvimento econômico, social e cultural no Rio Grande do Sul.
 
 
 
 
 
 
FONTE/CRÉDITOS: Secom
Comentários: