O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realizou, na quinta-feira (29/1), uma nova rodada de assinaturas de termos de compromisso no âmbito de programas e editais da pasta. As atividades começaram em Erechim, com a participação de representantes dos municípios de Aratiba, Barão do Cotegipe, Erval Grande, Entre Rios, Paulo Bento e São Valentim. No período da tarde, a equipe da SDR esteve na Câmara de Vereadores de Ronda Alta, com a presença de representantes dos municípios de Liberato Salzano e Três Palmeiras.
Durante o evento, o titular da SDR, Vilson Covatti, ressaltou a importância do investimento na agricultura familiar como estratégia de desenvolvimento econômico e social. “Investir na agricultura familiar é apoiar quem gera renda no campo, garante alimento na mesa das famílias e fortalece as comunidades locais”, destacou o secretário durante a assinatura dos contratos. Segundo ele, as iniciativas reafirmam o compromisso do governo com os pequenos produtores. “Esses contratos representam mais do que recursos, são uma ferramenta de inclusão produtiva e de valorização do trabalho das associações e cooperativas, que são fundamentais para o fortalecimento da agricultura familiar”, afirmou.
Projetos de Fomento Produtivo
Entre as ações realizadas, destaca-se a assinatura de convênios com cooperativas e associações selecionadas no âmbito dos Projetos de Fomento Produtivo, referentes ao edital 02/2026 - SDR/Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper).
Com isso, as entidades habilitadas ficam autorizadas a elaborar e encaminhar Projetos de Fomento Produtivo, com foco no financiamento de investimentos. Foram assinados convênios que somam mais de R$ 3,11 milhões, contemplam 11 associações e cooperativas de nove municípios.
Agricultura Familiar Camponesa
Também foram assinados termos do Edital Feaper/SDR 001/2026, que integra o Programa de Apoio à Agricultura Familiar e Camponesa, destinado ao fortalecimento de empreendimentos produtivos coletivos da agricultura familiar.
Em Erechim, foram firmados três termos com cooperativas, totalizando um investimento de mais de R$ 3,7 milhões.
Bônus Mais Leite
O secretário participou também das cerimônias de assinatura de novos instrumentos do Programa Bônus Mais Leite, política pública que concede subvenção financeira direta de 25% sobre operações de crédito de custeio e investimento contratadas no Plano Safra 2025/2026.
Nesta rodada, foram contemplados 38 agricultores familiares de Erechim e quatro de Ronda Alta.
Comentários: