Em evento que contou com a presença do governador Eduardo Leite, foram conhecidas, nesta quinta-feira (3/4), as quatro startups vencedoras do BRDE Labs RS 2024, programa realizado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A grande vencedora é a Protege Química, startup de Santa Cruz do Sul criadora de um creme protetor de nicotina para promover saúde e segurança ocupacional para fumicultores. A premiação foi realizada na Arena Gondoleiros – NAU Live Spaces, em Porto Alegre.
A iniciativa está em sua quinta edição – sendo a quarta executada pela Universidade Feevale por meio do Feevale Techpark. A novidade foi que, além dos quatro grandes vencedores, todas as outras dez startups concluintes do ciclo de aceleração receberam uma premiação de R$ 5 mil cada, totalizando R$ 230 mil em prêmios.
Na oportunidade, o governador ressaltou a contribuição do BRDE Labs para fomentar a inovação e impulsionar o ecossistema de startups no Rio Grande do Sul e em toda a região Sul.
“É uma iniciativa que não apenas premia startups promissoras, mas também as acelera, conectando empreendedores, investidores e a academia para transformar boas ideias em soluções concretas”, afirmou Leite. “O orgulho do passado não pode ser maior do que a paixão pelo futuro, e é para lá que estamos indo: um futuro de tecnologia, criatividade e desenvolvimento sustentável. O governo tem compromisso com a inovação e muita satisfação na parceria com o nosso banco regional para fomentar, a partir do BRDE Labs, o desenvolvimento econômico e social.”
O presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, antecipou que a sexta edição do programa será lançada já na próxima semana, durante o South Summit Brazil, em Porto Alegre. “Queremos aproveitar esse grande evento, que colocou o Estado no mapa mundial da inovação, para abrir as inscrições ao BRDE Labs RS 2025”, disse. Ao destacar o total de 110 projetos inscritos na última edição do programa, Ranolfo incentivou as startups que ficaram de fora do processo de aceleração a concorrerem novamente.
O reitor da Feevale, José Paulo da Rosa, destacou que a universidade, para além da educação, tem o propósito de fomentar o empreendedorismo. “Por isso, o BRDE Labs RS tem tudo a ver com a universidade que, há 20 anos, mantém o Feevale Techpark, um ecossistema de inovação e empreendedorismo”, observou.
Antes da premiação, o evento contou com uma palestra do ex-jogador de futebol Paulo César Tinga.
Comentários: