Na próxima semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará visitas de Estado à Índia e à Coreia do Sul. Na viagem, Lula vai tratar da regulação da IA (inteligência artificial) e da exploração de minerais críticos.
O presidente brasileiro deve deixar o país na próxima quarta-feira (17). Ele começará a viagem pela Ásia na Índia, a convite do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. Segundo o Ministério das Relações Exteriores brasileiro, o Itamaraty, há a expectativa de um memorando de entendimento sobre terras raras em parceria com o país.
A ideia, de iniciativa do Ministério de Minas e Energia, seguirá a linha de que a política brasileira está aberta à cooperação internacional, mas de uma forma que agregue valor à produção nacional.
Conforme Lula vem defendido ao longo de seu mandato, o objetivo do governo brasileiro é não apenas exportar o minério como uma commodity, mas processá-lo. O Itamaraty afirma que o acordo ainda está em deliberação e que possibilitará especificações posteriores e que fomentem novas oportunidades de cooperação.
O tema também será discutido nos fóruns empresariais organizados pela Apex-Brasil tanto na Índia quanto na Coreia. O Brasil tem a segunda maior reserva do mundo dos minerais críticos, considerados essenciais para a produção de veículos elétricos e de armas modernas. Assim, a posição que vem sendo defendida pelo governo brasileiro é a do multilateralismo, ou seja, não fechar acordos exclusivos com nenhuma nação.
FONTE/CRÉDITOS: Agência Brasil
Comentários: