:Municípios da Serra serão contemplados com construção de microaçudes

:Municípios da Serra serão contemplados com construção de microaçudes

:Municípios da Serra serão contemplados com construção de microaçudes

Em anos como este, de deficiência hídrica, a reservação de água para uso na irrigação da produção agropecuária se torna ainda mais necessária.  Na região da Serra, os municípios de Flores da Cunha, Nova Prata, Protásio Alves e São Valentim do Sul serão contemplados com a construção de 24 microaçudes, que irão beneficiar 24 famílias. Isso se dará através do Lote 15 do Programa Estadual de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural, que é desenvolvido pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), em parceria com a Emater/RS-Ascar e secretarias municipais.

O presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, explica que a Instituição faz essa ligação entre o Estado, municípios e comunidades rurais, levando essa importante política pública até o campo e discutindo com os Conselhos Municipais de Agricultura. “Nesse momento de pandemia e de mudança comportamental, e também com a estiagem que assola o Estado desde o final do ano passado, esse Programa, que vai contemplar muitos municípios do RS, é uma notícia muito boa. A açudagem, por exemplo, é fundamental neste momento”, avalia Sandri.

“A disponibilidade de água é essencial para fazer uso de tecnologias de produção, como a irrigação, para garantir a colheita da safra e uma boa produtividade e, assim, assegurar a renda da unidade de produção familiar”, ressalta a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Adelaide Juvena Kegler Ramos.

As obras de construção dos microaçudes começaram pelo Litoral, com os municípios da região de Porto Alegre que fazem parte do mesmo lote, sendo que na região da Serra a previsão de início das operações é para os meses de setembro e outubro de 2020. As obras do Programa são viabilizadas com recursos de R$ 6 milhões do Fundo de Recursos Hídricos, gerenciado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).

Fonte(s): Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!