Rádio Pinhal da Serra

MENU
Nova Petrópolis colhe safra do figo e promove festa
Rejane Paludo

Geral

Nova Petrópolis colhe safra do figo e promove festa

Nova Petrópolis colhe safra do figo e promove festa

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
Nos dias 08 e 09 de fevereiro, a Sociedade Cultural e Esportiva Linha Araripe será o palco da edição histórica da 50ª Festa do Figo de Nova Petrópolis. O evento reúne cultura, sabores coloniais e a calorosa receptividade que só uma autêntica festa de interior pode proporcionar.
A Festa do Figo é considerada uma verdadeira feira da agricultura, repleta de aromas e sabores. O visitante vai pode adquirir as delícias produzidas pelas famílias locais, entre elas cucas de figo, de uva e de açúcar quentinhas, preparadas na hora, frutas in natura, produtos orgânicos, salames, queijos e até um exclusivo chopp de figo. Haverá ainda caminhada pelo interior, festival de bandas e bandinhas típicas, feira de máquinas e implementos agrícolas, concurso e premiação de expositores, entre outras atrações. A festa tem entrada e estacionamento gratuitos.
Safra do figo
Nova Petrópolis é o 2º maior produtor de figo do Estado. Na safra 2024/2025, possui aproximadamente 55 produtores dedicados ao cultivo comercial da figueira. São cerca de 40 hectares que, em um ano sem problemas climáticos, proporcionam uma colheita de aproximadamente 600 toneladas da fruta. Porém, nesta safra 2024/2025, a expectativa é de colher 550 toneladas da fruta, o que representa uma pequena redução em relação aos valores históricos. “Isso se deve ao comprometimento de algumas áreas que foram alagadas e tiveram as plantas comprometidas durante a enchente de abril/maio de 2024. A área de cultivo atualmente se mantém estável, com os produtores fazendo a renovação habitual dos pomares. O andamento do ciclo da cultura é normal, não havendo adiantamento ou atraso nos fluxos de colheita”, explica o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Luciano Ilha.
Ainda de acordo com ele, a colheita de figos continua em ritmo acelerado, especialmente nas comunidades da “região baixa”, próximas ao Rio Caí, com grandes volumes colhidos da cultivar Roxo de Valinhos durante a última semana. Já nas comunidades da “região alta”, com predominância das cultivares Negrito e Pingo de Mel, a colheita está na fase inicial. A qualidade da fruta é muito boa e a expectativa é grande para a 50ª Festa do Figo. Os produtores realizam a comercialização com facilidade, escoando toda a produção, seja para as indústrias, mercados ou venda direta ao consumidor.
 
 
FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul
Comentários: