Pela rede pública, 23 municípios da Serra Gaúcha já realizaram testes para covid-19

Das 223 coletas realizadas até o dia 31 de março, 13 tiveram resultado positivo e 57 aguardam resultado

Pela rede pública, 23 municípios da Serra Gaúcha já realizaram testes para covid-19

Desde o início da coleta de amostras para detectar infecção pelo novo coronavírus na região, a 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), que abrange 49 municípios, já intermediou 223 testes entre o Estado e 23 municípios da Serra. De acordo com o órgão, que distribui o material conforme as demandas locais e encaminha as amostras para análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS), em Porto Alegre, o número é referente apenas às coletas feitas pela rede pública de saúde.

A soma não inclui, portanto, aqueles encaminhados pela rede privada e reconhecidos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) posteriormente. Os números relacionados referem-se a testes realizados até o dia 31 de março. Desses, 13 foram confirmados e 57 ainda aguardam resultado. Pela tabela da SES, nesta quarta-feira (1º), a lista abrangida pela 5ª CRS contabilizou 19 confirmações: 13 em Caxias do Sul, duas em Bento Gonçalves, uma em Carlos Barbosa, uma em Farroupilha, uma em Garibaldi e uma em Paraí.

Em um primeiro momento, eram coletadas amostras apenas de pessoas que retornavam de viagens a países com registros da covid-19 e que apresentavam sintomas em até 14 dias. No Rio Grande do Sul, o protocolo, que antes era de contingenciamento, foi alterado para o de mitigação pelo Ministério da Saúde, em 20 de março. A alteração ocorreu após o registro do status de transmissão comunitária. Desde então, são considerados suspeitos e encaminhados para exame laboratorial casos de pacientes que busquem atendimento com os sintomas da doença ou já encontrem-se internados com problemas respiratórios.

Uma nota informativa publicada pelo Centro de Operações Emergenciais do Rio Grande do Sul (COE/RS) também estipulou, desde o dia 22 de março, a vigilância de profissionais da saúde que apresentem sintomas. Além disso, o COE articula a validação de laboratórios particulares nos exames para detecção do novo coronavírus, não sendo necessária, nestes casos, a contraprova do Lacen para reconhecimento do resultado por parte da SES.

TESTES PELA CRS*

:: Alto Feliz: 1
:: Antônio Prado: 2
:: Bento Gonçalves: 23 (3 positivos)
:: Bom Jesus: 1
:: Canela: 5
:: Carlos Barbosa: 5 (1 positivo)
:: Caxias do Sul: 103 (5 positivos)
:: Farroupilha: 10 (1 positivo)
:: Feliz: 3
:: Flores da Cunha: 4
:: Garibaldi: 8 (1 positivo)
:: Gramado: 16 (1 positivo)
:: Guaporé: 5
:: Ipê: 1
:: Monte Belo do Sul: 1
:: Nova Pádua: 1
:: Nova Petrópolis: 2
:: Nova Prata: 7
:: Paraí: 5 (1 positivo)
:: São Marcos: 3
:: Vacaria: 12
:: Veranópolis: 4
:: Vila Flores: 1

* Estes resultados são apenas de exames de covid-19 obtidos pelo Lacen/RS de Porto Alegre, até o dia 31 de março.

Fonte(s): O Pioneiro
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.