Rádio Pinhal da Serra

(54) 98433-9331
MENU
Sem desaparecidos ou ilhados cidades da serra começam trabalhos de reconstrução
Reprodução

Geral

Sem desaparecidos ou ilhados cidades da serra começam trabalhos de reconstrução

Santa Tereza, Serafina Corrêa, Garibaldi e Veranópolis

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Alguns municípios da Serra já conseguiram iniciar os trabalhos de limpeza e construção após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Santa Tereza, Serafina Corrêa, Garibaldi e Veranópolis não possuem moradores desaparecidos e não há buscas por pessoas ilhadas. Os trabalhos, assim, passaram a estar concentrados na limpeza de estradas do interior e da área urbana para restabelecer por completo a vida dos habitantes. A orientação em todos os municípios é que as pessoas que antes moravam em áreas de risco aguardem pela orientação das prefeituras para retornar para casa. 

De acordo com o último boletim da Defesa Civil do Estado, divulgado nesta segunda-feira (6), 83 pessoas morreram no RS, sendo 30 delas na Serra. Além disso, ainda há um óbito em Caxias do Sul que está sob investigação. Confira abaixo como está a situação atual em algumas cidades da Serra:

Garibaldi

Não há mais desabrigados no município. Contudo, há registros de desmoronamentos na área urbana e no interior. Confira a lista de pontos com bloqueios divulgados pela prefeitura:

  • Linha Araújo Souza: queda de árvores, postes e desmoronamento. Trânsito parcialmente interrompido.
  • Santo Antônio de Araripe: desmoronamento. Trânsito parcialmente interrompido.
  • São Gotardo: queda de árvores, postes e desmoronamento. Trânsito parcialmente interrompido.
  • Perimetral Leonel de Moura Brizola: cedência do asfalto. Trânsito interrompido totalmente próximo à Rota do Sol. 
  • Acesso Norte: desmoronamento, com árvore oferecendo risco para a rede elétrica. Trânsito parcialmente interrompido. 
  • São Roque Figueira de Mello a Marcorama: trânsito totalmente interrompido.
  • Garibaldina, próximo da divisa com Bento Gonçalves: trânsito em meia pista devido ao asfalto ter cedido. 

Santa Tereza

Por conta de deslizamentos de terra na RS-444 e da destruição de uma ponte que ligava o centro ao interior, a cidade conta com apenas um acesso, pelo interior de Garibaldi, por meio da Linha Leopoldina. 

Os trabalhos desta segunda-feira se concentram na limpeza de ruas e dos acessos para facilitar a locomoção dos moradores. As casas também estão sendo limpas e as pessoas já retornaram para elas. Não há desabrigados nem desaparecidos no município. 

Veranópolis

Em Veranópolis, onde cinco mortes já foram contabilizadas, não há mais pessoas desaparecidas. Nesta segunda-feira, os esforços, de acordo com a prefeitura, se concentram na desobstrução de estradas e na avaliação dos estragos para garantir que as pessoas voltem para casa. 

O ginásio municipal de esportes ainda abriga 80 pessoas, algumas de outros municípios da região. Ao todo, foram 403 resgatados e outros 54 que estão em locais considerados de risco sendo monitorados pelas equipes de salvamento. Nesses pontos, segundo a prefeitura, as pessoas estão bem e recebem diariamente alimentos, atendimento médico e combustível para manter os geradores ligados. 

Serafina Corrêa

Todos os desabrigados já retornaram para as casas. As atenções desta segunda-feira se concentram na limpeza e no recolhimento de entulhos, já que são diversos os problemas nas ruas, tanto no perímetro urbano quanto no interior. 

O município trabalha também na arrecadação de doações. Alimentos, produtos de higiene, limpeza e água podem ser entregues na Secretaria de Assistência Social. Já os móveis e eletrodomésticos serão recebidos a partir desta terça-feira (7), no Centro de Eventos Nilo Silvestrin. 

FONTE/CRÉDITOS: Jornal O Pioneiro
Comentários:

Agradecemos o seu contato e estaremos respondendo assim que possível