Senar-RS: live discute a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Saúde do homem será tema de evento online na próxima terça-feira

Senar-RS: live discute a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Em todo o mundo, novembro é um mês dedicado a ações educativas sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o tipo mais comum entre os homens depois do câncer de pele. Por desinformação ou medo, muitos deles não fazem os exames preventivos. A doença - que é mortal em quase um terço dos casos - tem tratamento e cura, mas pode deixar sequelas.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) colabora na campanha de conscientização promovendo a live “O diagnóstico precoce salva vidas”, na próxima terça-feira (24/11), a partir das 19h30.

No evento, transmitido no canal do Senar no YouTube, a Técnica em Educação do Senar-RS Carina Bridi, conversará com o médico oncologista Dr. Luiz Bruno, da Oncoclínicas-RS; com a psicóloga Marina Stürmer Scur, do Hospital São Lucas (PUCRS); e  com a nutricionista Julianne Freitag, da Nutriativa Freitag Ltda.

“O médico trará dados sobre o panorama da doença e condutas como o diagnóstico precoce que podem evitar a evolução do câncer. A psicóloga abordará comportamentos saudáveis e importantes para uma boa qualidade de vida, e esse também será o reforço positivo trazido pela nutricionista”, antecipa Carina Bridi.

Mas a ação do Senar-RS visa, sobretudo, colocar o assunto em evidência não apenas entre os homens, mas com a família como um todo. 

“Precisamos falar sobre o assunto para chamar a atenção sobre a necessidade da prevenção, de agir de forma precoce à doença mudando o comportamento masculino e cuidados com esta demanda, que é crescente. De certa forma, o público feminino já possui esta rotina e pode apoiar os homens nesta conscientização. Homens estes que podem ser o filho, o irmão, o marido, pessoas da família que fazem parte deste pequeno universo”, diz Carina.

Fonte(s): Senar RS
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!