Rádio Pinhal da Serra

MENU
SUL DO BRASIL TERÁ PERÍODO DE VÁRIOS DIAS COM CHUVA VOLUMOSA E TEMPORAIS
Ilustrativa

Geral

SUL DO BRASIL TERÁ PERÍODO DE VÁRIOS DIAS COM CHUVA VOLUMOSA E TEMPORAIS

SUL DO BRASIL TERÁ PERÍODO DE VÁRIOS DIAS COM CHUVA VOLUMOSA E TEMPORAIS

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Instabilidade que há dias atua com forte intensidade na Argentina e no Uruguai vai avançar para o Sul do Brasil no final desta semana

A MetSul Meteorologia alerta para uma prolongada sequência de dias com condições atmosféricas muito instáveis no Sul do Brasil, em particular no Rio Grande do Sul, com alta frequência de chuva e elevado risco de temporais isolados. Os temporais podem ser isoladamente fortes a severos e são antecipados volumes de chuva significativamente altos em diversas localidades.

O que vai acontecer? Uma massa de ar quente, úmida e extremamente instável atua há vários dias com chuva forte e temporais, alguns isoladamente severos, no Uruguai e em províncias do Centro da Argentina com danos e transtornos para a população, especialmente na província de Buenos Aires.

VÁRIOS DIAS SEGUIDOS COM RISCO DE CHUVA FORTE E TEMPORAIS A MetSul Meteorologia adverte que entre os dias 15 e 20 ou 21 de março as condições serão muito favoráveis a episódios de temporais em pontos isolados no Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, embora se preveja instabilidade também para Santa Catarina e o Paraná. As mais fortes áreas de instabilidade, na maioria dos dias, vão se formar da tarde para a noite. Uma vez que a instabilidade vai se dar sob uma massa de ar muito quente e instável, sob um padrão de bloqueio atmosférico, nuvens muito carregadas devem se formar sobre o Rio Grande do Sul diariamente no final desta semana e na primeira metade da próxima, provocando episódios de chuva com muito altos volumes e ainda temporais localizados com rajadas de vento forte e queda de granizo de variado tamanho, exatamente como se viu na Argentina e no Uruguai nos últimos dias, embora não necessariamente com a mesma severidade de alguns dos fenômenos observados nos países vizinhos.

FONTE/CRÉDITOS: MetSul
Comentários: