Rádio Pinhal da Serra

MENU
Trump ordena saída dos Estados Unidos de mais de 60 organizações internacionais
Reprodução

Geral

Trump ordena saída dos Estados Unidos de mais de 60 organizações internacionais

A decisão foi tomada porque, na avaliação do governo americano, esses organismos “operam contrariamente aos interesses nacionais dos EUA”.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (7) uma proclamação que determina a retirada do país de 35 organizações não vinculadas às Nações Unidas e de outras 31 entidades que integram o sistema da ONU.

De acordo com comunicado divulgado pela Casa Branca, a decisão foi tomada porque, na avaliação do governo americano, esses organismos “operam contrariamente aos interesses nacionais dos Estados Unidos”.

A maioria das entidades afetadas é composta por agências, comissões e painéis consultivos ligados à ONU que atuam em áreas como mudanças climáticas, direitos trabalhistas e políticas sociais. O governo Trump classifica essas iniciativas como alinhadas a pautas de diversidade e ao que define como agenda “woke”.

Entre as organizações das quais os EUA anunciaram a saída estão a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) e o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

O governo americano já havia suspendido anteriormente o apoio a outras instituições internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), o Conselho de Direitos Humanos da ONU e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Desde o início do atual mandato, Trump tem adotado uma postura mais seletiva em relação ao pagamento das contribuições financeiras à ONU, priorizando operações e agências que considera alinhadas à sua agenda política e deixando de financiar aquelas que, segundo o governo, não atendem mais aos interesses dos Estados Unidos.

“Acho que o que estamos vendo é a cristalização da abordagem dos EUA ao multilateralismo, que é ‘ou do meu jeito ou nada feito’”, afirmou Daniel Forti, analista sênior sobre a ONU no International Crisis Group. Segundo ele, trata-se de uma visão que busca a cooperação internacional exclusivamente nos termos de Washington.

A postura representa uma mudança significativa em relação à forma como administrações anteriores — tanto republicanas quanto democratas — se relacionaram com a ONU. A decisão também forçou a organização, que já enfrentava um processo de reestruturação interna, a promover cortes de pessoal e a reduzir programas.

Organizações não governamentais independentes, algumas delas parceiras das Nações Unidas, relataram o encerramento de diversos projetos após a decisão do governo americano, no ano passado, de reduzir drasticamente a ajuda externa por meio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), que acabou sendo desativada durante a gestão Trump.

Primeiro mandato

Esta não é a primeira vez que Trump adota medidas de afastamento de organismos multilaterais. Durante seu primeiro mandato na Casa Branca, entre 2017 e 2021, os Estados Unidos também deixaram diversas instituições internacionais.

Em julho de 2020, em meio à pandemia de Covid-19, Trump anunciou a retirada do país da Organização Mundial da Saúde, responsável pela coordenação de esforços globais no combate ao coronavírus e no desenvolvimento de vacinas. A saída formal foi concluída no ano seguinte.

Na ocasião, o então presidente afirmou que a OMS teria sido “pressionada” pela China a fornecer “direcionamentos errados” sobre a pandemia. “O mundo está sofrendo agora como resultado dos malfeitos do governo chinês”, declarou Trump em maio de 2020.

FONTE/CRÉDITOS: Portal RS News
Comentários:

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Rádio Pinhal da Serra no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar