Rádio Pinhal da Serra

MENU
Cortejo pelo Centro Histórico da capital encerra Dia Estadual do Patrimônio Cultural
Ascom Sedac

Geral

Cortejo pelo Centro Histórico da capital encerra Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Unindo música, circo e história, desfile coroou ampla programação, que contou com mais de 500 atividades em 120 municípios

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Um cortejo festivo percorreu ruas e prédios simbólicos do Centro Histórico de Porto Alegre entre o fim da tarde e o início da noite de domingo (17/8), marcando o encerramento do Dia Estadual do Patrimônio Cultural 2025, promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac). Ao longo do fim de semana, o Dia do Patrimônio contou com uma extensa e variada programação gratuita em 120 municípios do Estado. Foram mais de 500 atividades, realizadas por 144 agentes e instituições culturais e voltadas à valorização e salvaguarda do patrimônio cultural material e imaterial do Rio Grande do Sul.

Um clima de descontração tomou conta do trajeto do cortejo, emoldurado por edificações que exalam cultura e história. Dançando à frente do desfile, a servidora pública Margarete Floriano era uma das participantes mais animadas. “Está maravilhoso. É um aconchego para o coração. Essa é a primeira vez que participo do Dia do Patrimônio, que vejo como uma ótima iniciativa”, afirmou.

Incluindo diversas construções históricas e bens culturais, o itinerário iniciou no Teatro de Arena e passou pelo Museu de História Julio de Castilhos (MHJC), Palácio Piratini, Assembleia Legislativa, Theatro São Pedro, Biblioteca Pública do Estado (BPE), Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom), Praça da Alfândega, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e Rua dos Andradas, encerrando-se na Travessa dos Cataventos, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). 

Moradores e visitantes da região central da capital puderam contemplar a festividade e também participar do percurso. “Muito legal o cortejo acontecer no Centro Histórico, um bairro que costuma ficar um pouco vazio no fim de semana. Acho muito bom ocupar as ruas com esse tipo de atividade, que movimenta a cidade e a mantém viva”, destacou o jornalista Ismael Cardoso.

Conforme o chefe de gabinete da Sedac, André Kryszczun, “o cortejo é o ápice do Dia do Patrimônio, um conjunto de atividades que movimenta o sentimento de pertencimento da sociedade gaúcha e que contribui para a preservação e a valorização do patrimônio material e imaterial do Rio Grande do Sul. A cada ano, temos ampliado o número de entidades e instituições participantes e, como consequência disso, a população tem estado cada vez mais presente.”

Arte ocupando as ruas

Utilizando a cultura como forma de ocupação do espaço público, música e circo conduziram o cortejo, entremeado por paradas para a apresentação de informações sobre os edifícios. A Banda Saldanha foi a responsável pela animação musical, misturando diferentes ritmos populares em uma sonoridade carnavalesca. Já o grupo Acromix participou com os artistas circenses Dominique Martins e Zeca Padilha, nas pernas de pau, e Ana Carolina Martins, realizando uma performance com malabares.

 

FONTE/CRÉDITOS: Ascom Sedac
Comentários: