Rádio Pinhal da Serra

(54) 98433-9331
MENU
DENGUE EM ANITA GARIBALDI
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Anita Garibaldi.

Saúde

DENGUE EM ANITA GARIBALDI

MUNICÍPIO CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE DENGUE EM 2024 E O PRIMEIRO EM SUA HISTÓRIA

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Prefeitura Municipal de Anita Garibaldi, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) e a Vigilância Sanitária registrou o primeiro caso de dengue no município em 2024. O caso foi catalogado nesta semana, após confirmação do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN). Segundo informações, o morador contraiu a doença fora do município, seu quadro clínico é bom, mas segue em monitoramento.

Desde o mês de janeiro as equipes realizam ampla vistoria, principalmente depois que foi encontrado no centro da cidade, o primeiro foco de larvas do mosquito da Dengue.  Os Agentes de Endemias intensificaram visitas domiciliares para orientar famílias e moradores. As visitas já vinham ocorrendo desde o ano passado e seguirão sendo realizadas durante todos os dias de verão. A época é tradicionalmente propícia para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. “Precisamos redobrar nossas atenções e contamos com os moradores para que façam sua parte. Principalmente depois das chuvas de verão, que são muito frequentes”, aponta o Secretário Municipal de Saúde Rodrigo Gherck.

Algumas ações preventivas são realizadas frequentemente pela Vigilância. Entre elas estão o monitoramento de pontos estratégicos, haja visto que já foram encontrados mais 2 (dois) focos confirmados de larvas do Aedes Aegypti na área central. Atualmente todos os imóveis em um raio de 400m são monitorados, mas que precisam de ajuda da população principalmente nesta região do centro. “Precisamos realizar os mutirões de limpeza entre vizinhos e comunidade em geral para impedir novos casos ou de aumento da incidência de ovos”. Completou o secretário.

Visitas domiciliares das Agentes Comunitárias de Saúde


O principal fator de ter “demorado” o primeiro caso de Dengue no município se deu por conta da eficiência do trabalho realizado de visitas domiciliares permanentes, conduzidas pelos agentes de endemia, equipe de saúde e também dos Agentes Comunitários de Saúde. As visitas estão ocorrendo durante o período no município. Os moradores e proprietários recebem orientações quanto aos cuidados voltados para evitar a proliferação do Aedes Aegypti.

São diversas frentes de trabalho no enfrentamento e combate da Dengue. Através do Plano de Contingência, as escolas estão trabalhando em sala de aula os cuidados e prevenção, além de entrevistas no rádio local e diversas informações via jornal impresso e redes sociais oficiais.

“Estamos todos empenhados com instruções que reforçam a importância de monitorar toda a situação, inclusive desta pessoa confirmada com a Dengue em nosso município”. Salienta Rodrigo.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Anita Garibaldi.
Comentários:

Agradecemos o seu contato e estaremos respondendo assim que possível