Tema de extrema importância para a horticultura da Serra e do Estado devido aos riscos que os herbicidas hormonais (hormônios vegetais sintéticos) oferecem às culturas sensíveis, a aplicação segura e eficiente foi abordada pela Emater/RS-Ascar durante o Horti Serra Gaúcha, realizado nesta sexta-feira (21/03), em Caxias do Sul.
Na estação técnica, na área junto ao Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Alimentos e Bebidas (Ceab), em Fazenda Souza, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, João Villa, explicou que as aplicações mal feitas, que geram deriva nas culturas sensíveis, desequilibram a questão hormonal da planta e podem causar desde o crescimento desregulado até a morte, dependendo da intensidade da intoxicação.
Ele também esclareceu sobre as Instruções Normativas da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) que regulamentam o uso e a comercialização dos herbicidas hormonais e estabelecem a necessidade de habilitação dos produtores e de cadastro junto à Secretaria para a aplicação. Na maioria dos municípios, esta obrigatoriedade já está em vigor, restando alguns para 2026, e a Emater/RS-Ascar tem capacitado os produtores em cursos de 16h, além de realizar a inspeção técnica de pulverizadores. Além das condições adequadas dos pulverizadores, também são importantes para evitar o risco de deriva e garantir uma aplicação eficaz e segura, verificar as pontas de pulverização utilizadas, a pressão e as condições do ambiente, entre outras.
A programação técnica do Horti Serra também contou com estações sobre Sistema Plantio Direto em Hortaliças, qualidade e procedência de mudas de frutíferas e utilização de drones na agricultura, a cargo da Seapi e Efasserra, UCS e Embrapa e Faculdade Ideau. À tarde, no Bolicho dos Piardi, nos Pavilhões da Festa da Uva, ocorreram painéis sobre sistema Antigranizo com iodeto de prata, Programa Antigranizo no Estado de Santa Catarina, incidência de granizo na Serra Gaúcha e Campos de Cima da Serra e o lançamento do Plano de Inteligência Climática pela Câmara de Indústria e Comércio – CIC Caxias.
O diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera, participou da abertura do evento, juntamente com autoridades locais e regionais, quando foi apresentado o projeto de ocupação da área doada pelo Estado ao Município em 2022 para o Horti Serra, em Fazenda Souza, e acompanhou a estação técnica.
Comentários: