O mês de junho é de reconstrução e retomada no RS, e as mudas de statice da 13ª fase do Projeto Flores para Todos, desenvolvido em parceria pela equipe PhenoGlad da UFSM e Emater/RS-Ascar, já estão sendo distribuídas a dez produtores dos municípios de São Marcos, Vacaria, Antônio Prado, Vila Flores e Nova Petrópolis, além da Uergs (Campus Vacaria). Os agricultores já participam do projeto, tendo cultivado, em outras fases, girassol e gladíolo.
Cada produtor receberá dez mudas de seis cores para plantio, totalizando 60 mudas, sendo que cada uma vai produzir até 30 hastes florais, que serão colhidas no final de outubro e início de novembro, para a data de Finados.
Conforme a extensionista rural da Emater/RS-Ascar Regional de Caxias do Sul, Adelaide Ramos, o projeto visa acompanhar todo o processo de implantação, desenvolvimento e colheita da espécie, para criar referências que possam servir para outros produtores investirem na atividade, como uma alternativa de inclusão social e geração de renda.
Saiba mais:
Na região da Serra, o Flores para Todos, que teve início em 2022, já alcançou em torno de 50 produtores, sete escolas, uma instituição de reabilitação e uma universidade.
Os números da 13ª fase do Projeto Flores para Todos em andamento em todo o Brasil:
- Gladíolo: dez produtores, quatro escolas do campo, uma Apae e uma Associação de recuperação de usuários de drogas em 13 municípios do RS.
- Ornithogalum: 25 produtores, 13 escolas do campo, 21 universidades e institutos federais em 27 municípios de 13 estados (MA, PB, PE, AL, SE, PA, MG, SP, MT, MS, SC, PR e RS).
- Girassol: 21 produtores e três escolas do campo em 11 municípios de três estados (RS, MT e PB).
- Statice: 11 produtores, duas universidades e uma cooperativa em dez municípios de três estados (RS, PB e PE).
Comentários: