Rádio Pinhal da Serra

MENU
Programação da 25ª Expodireto Cotrijal reflete principais desafios do agronegócio nacional
Assessoria de Imprensa.

Agro

Programação da 25ª Expodireto Cotrijal reflete principais desafios do agronegócio nacional

Fóruns e atividades serão realizados entre 10 e 14 de março, em Não-Me-Toque/RS

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A partir da segunda-feira (10), a 25ª Expodireto Cotrijal apresenta uma abrangente programação para discutir os principais desafios, inovações e oportunidades do agronegócio. Em diferentes espaços do parque, em Não-Me-Toque/RS, serão abordados temas relacionados à produção vegetal e animal, à sustentabilidade e inovação. As atividades serão realizadas entre 10 e 14 de março com pesquisadores e representantes das principais instituições nacionais e internacionais.

A abertura oficial da feira será realizada na segunda-feira (10), no Auditório Central, para convidados e imprensa. Em seguida, acontece a homenagem da Calçada da Fama do Agro a Claudio Bier, presidente do Sistema Fiergs. Durante a tarde, a Cotrijal, Assembleia Legislativa e Prefeitura de Não-Me-Toque realizarão a entrega do Troféu Semente de Ouro para Jânio Stefanello, presidente da Coprel.

Na terça-feira (11), o destaque é o 35º Fórum Nacional da Soja, que contará com palestra do investidor Ricardo Geromel, abordando a influência chinesa no setor, e com André Debastiani, sócio-diretor da Agroconsult, apresentando cenários para os mercados de soja e milho na safra 2024/2025. Além disso, a Cotrijal conta com uma programação especialmente voltada para a capacitação de produtores rurais, incluindo o 10º Encontro de Empresárias Rurais, na quarta-feira (12), e o Summit do Jovem Cooperativista, na quinta-feira (13). 

Reafirmando o importante papel da feira como palco de reivindicações políticas, na sexta-feira (14), a Expodireto Cotrijal recebe a Audiência Pública do Senado Federal, onde deve ser discutida a securitização de operações de crédito rural para produtores afetados por eventos climáticos extremos. O objetivo da iniciativa é renegociar as dívidas com prazos e juros compatíveis. 

Fóruns

A Expodireto Cotrijal promove fóruns durante toda a semana para oportunizar discussões relacionadas aos principais setores do agronegócio em parceria com instituições de pesquisa, cooperativas e entidades, retratando as principais inovações para a produção, oportunidades de negócio e perspectivas de mercado.

A programação começa com o 16º Fórum do Milho, na segunda-feira (10), com palestras sobre o mercado do cereal e o futuro da produção. Na terça-feira (11), o 9º Fórum Estadual Conservação do Solo e da Água abordará o manejo do solo em um contexto de mudanças climáticas. Já o 3º Fórum da Carne vai apresentar tendências de mercado, eficiência da produção e oportunidades do setor.

 O tradicional Fórum Estadual do Leite chega à 20ª edição na quarta-feira (12). O evento promoverá palestras sobre pegada de carbono e a conjuntura da cadeia láctea no Sul do país. O 10º Fórum do Trigo se concentrará na mitigação de riscos climáticos na cultura, reunindo diferentes elos da cadeia produtiva. Ainda na quarta, ocorre o 4º Fórum Estadual dos Gestores Municipais do Agro. O 17º Fórum Florestal abre a programação da quinta-feira (13), abordando créditos de carbono na produção de erva-mate. 

Produção Vegetal

Na área de produção vegetal da Cotrijal, o destaque da programação é o Momento Especialistas do Agro. Ao longo de toda a semana, pesquisadores apresentarão informações técnicas relativas aos principais desafios atuais da agricultura, incluindo clima, insumos biológicos, manejo de solo e controle de doenças e de plantas daninhas.

A cooperativa também apresenta no estande da produção vegetal a vitrine de cultivares de soja multiplicadas pela Cotrijal e alternativas para mitigação de riscos no sistema produtivo, incluindo trabalhos com milho, plantas de cobertura, calcário e biológicos. “Todos os anos a gente busca trazer algo diferente, algo que vá somar para o nosso produtor, para que ele consiga aproveitar aquela informação e introduzir dentro da propriedade, para produzir mais e ter mais rentabilidade”, afirma o coordenador do Departamento Técnico da Cotrijal, Alexandre Nowicki.

Produção Animal

Na área de Produção Animal, a Expodireto Cotrijal conta com dois pavilhões para exibição de animais e para empresas voltadas à pecuária de leite e de corte. No Pavilhão Cinco, está localizado o estande da Fábrica de Rações Cotrijal, que apresentará o processo de produção. Nesse espaço também serão realizados workshops para universidades da região. Já a Casa da Produção Animal será um ponto de apoio para a recepção dos produtores. 

“É uma oportunidade que o produtor, tanto de leite quanto de corte, tem para acessar novas tecnologias, lançamentos e tudo o que tem sido introduzido no mercado”, ressalta a coordenadora do Departamento Veterinário da Cotrijal, Bianca Ribeiro de Souza.

O grande destaque do setor é o lançamento da Cotrijal, em parceria com a Cowmed, de uma plataforma de monitoramento dos animais para a assistência técnica no campo. “É uma nova tecnologia que vai elevar a pecuária leiteira a um novo patamar de eficiência e precisão”, ressalta Bianca. O anúncio será realizado na quinta-feira (13), na Arena Agrodigital. Durante toda a manhã, a programação do espaço será voltada para inovações digitais na pecuária, especialmente tecnologias de monitoramento para produção leiteira. 

Arena Agrodigital

A Arena Agrodigital é o local dos debates e negociações voltadas à inovação e tecnologia. Com o tema “O Agro do amanhã”, o espaço receberá mais de 30 empresas, startups, e hubs de inovação. Entre as novidades deste ano, está o setor de irrigação, que se junta aos setores de máquinas e equipamentos, de tecnologia e às instituições bancárias.

Ao longo da semana, a Arena também sediará palestras e painéis centrados em empreendedorismo, inovação e tecnologia no agronegócio. Os destaques da programação são as palestras de Paulo Herrmann, da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), sobre inovação industrial para o agronegócio, e de Clovis Tramontina, diretor do Conselho de Administração da Tramontina, abordando empreendedorismo.

A Arena Agrodigital tambem vai oferecer o serviço de emissão de certificado digital para produtores rurais pelo aplicativo Smart Coop.

Pavilhão da Agricultura Familiar

O Pavilhão da Agricultura Familiar contará com 222 expositores, sendo 75% agroindústrias e 25% empreendimentos de artesanato. Entre os expositores, também encontram-se produtores de flores e plantas, além de comunidades indígenas. Os visitantes poderão encontrar no pavilhão uma grande variedade de produtos, incluindo pães, geleias, sucos, salames, queijos, mel, vinhos e cachaças. 

Pavilhão Internacional

O Pavilhão Internacional receberá mais de 70 países e terá a maior quantidade de empresas estrangeiras expositoras na história da Expodireto Cotrijal, com destaque para a participação de empreendimentos da China, Itália, Alemanha, Índia, Polônia e Uruguai. 
A grande novidade da área é a participação inédita de uma delegação da Índia, que também contará com um estande na Área Internacional da Câmara de Comércio e Indústria Indo Brasil (CCIIB). 

O Pavilhão Internacional também sediará o “6º Seminário China – Brasil da cadeia de suprimentos da Agricultura, Pecuária e Alimentação” e o auditório do "International Point" terá uma série de eventos e debates, com palestrantes do Brasil e do exterior.

“A 25ª edição da Expodireto Cotrijal consolida-se como a feira mais internacionalizada do agronegócio brasileiro, que recebe o maior número de delegações, autoridades, importadores, jornalistas e formadores de opinião do exterior”, afirma Matheus Prato da Silva, Coordenador da Área Internacional.

Espaço da Natureza

Durante toda a feira, o Espaço da Natureza apresentará a exposição “Mundo dos Reptéis”, em parceria com o projeto Primaves. Além disso, os visitantes podem conhecer os Bosques Gaúchos, área de 11 hectares que representa as regiões de campos e florestas do Rio Grande do Sul. 

O projeto Papagaio Charão, da Universidade de Passo Fundo (UPF), também participa do Espaço, ressaltando a importância da preservação do animal e distribuindo livros. O Anfiteatro da Natureza ainda será palco da peça de teatro  “A Mulher do Agro”,  exibida duas vezes ao dia. 

“O Espaço Natureza é uma área muito importante dentro da Expodireto porque é uma área que a Cotrijal dedica a ações de educação ambiental e sustentabilidade”, ressalta a coordenadora de Meio Ambiente da cooperativa, Deisi Sebastiani Nicolao.

Sobre a Cotrijal

A Expodireto Cotrijal é organizada pela Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial, com sede em Não-Me-Toque/RS. Maior cooperativa agropecuária do Rio Grande do Sul, a Cotrijal está presente em 53 municípios, com 78 unidades de recebimento de grãos, além de Unidade de Beneficiamento de Sementes, Fábrica de Rações, TRR, complexo de 32 lojas, 15 supermercados e um atacado. Atende mais de 17 mil associados e suas famílias, levando assistência técnica e veterinária, produtos e serviços para melhorar a rentabilidade e a qualidade de vida do produtor. 

Canais oficiais da Expodireto Cotrijal

 Contato

Em caso de dúvidas ou informações adicionais, você pode entrar em contato diretamente com nossa Assessoria de Imprensa.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Imprensa.
Comentários: