Rádio Pinhal da Serra

MENU
Secretária do Meio Ambiente do RS participa nos Estados Unidos de evento internacional sobre adaptação climática
Vanessa Trindade

Economia

Secretária do Meio Ambiente do RS participa nos Estados Unidos de evento internacional sobre adaptação climática

Marjorie Kaufmann destacou o fato de o Estado ter passado por desastres naturais severos

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

itular da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do Rio Grande do Sul, Marjorie Kauffmann participou nessa segunda-feira (22) do encontro “Diálogo de Alto Nível sobre Soluções de Adaptação Climática”, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA). O evento reuniu representantes de diversos países, no âmbito da Assembleia Geral da ONU (23 a 29 de setembro).

A promoção é da equipe de Ação Climática do secretário-geral da ONU (o português António Guterres), em parceria com Brasil, Itália, Palau, África do Sul e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Na pauta, tópicos como a urgência em se avançar em financiamento e implementação de ações para adaptação climática.

Conforme o Relatório de Lacunas de Adaptação 2024, publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), os recursos necessários para adaptação são oito a 14 vezes maiores que os fluxos atuais de financiamento público. Embora quase todos os países já possuam planos de adaptação, menos da metade apresenta avanços concretos.

Em sua fala, a secretária gaúcha – que também representou todos os governos subnacionais por meio do Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais (Iclei) – destacou o fato de o Rio Grande do Sul ter enfrentado alguns dos desastres climáticos mais severos de sua história recente:

“As enchentes que marcaram 2023 e 2024 revelaram a urgência de articular reconstrução e adaptação em uma mesma estratégia. Nesse contexto, o Plano Rio Grande surge como um plano robusto de resiliência e reconstrução, alinhado à agenda climática global e conectado ao nosso plano de ação climática, o ProClima 2050, e ao Roadmap Climático, que reúne informações de todos os 497 municípios gaúchos”.

“Proclima2050”

Ainda conforme Marjorie, o endividamento dos produtores rurais gaúchos supera os R$ 70 bilhões, principalmente pela frustação de safras derivada de secas sucessivas, como resultado das mudanças do clima.

“Estamos prontos para sermos um laboratório de instrumentos financeiros inovadores. Temos instituições financeiras parceiras e buscamos ampliar o acesso a mecanismos internacionais, como o Fundo Verde do Clima. Mas é fundamental que estes sejam estruturados para apoiar o novo objetivo global de adaptação que será debatido na Conferência do Clima de Belém [COP30, no Pará, em novembro]”.

Os resultados das discussões serão apresentados no Evento de Alto Nível do secretário-geral da ONU, nesta quarta-feira (24), e integrarão um documento intitulado “Pacote de Adaptação” para a COP30. A expectativa é gerar compromissos concretos que reduzam as lacunas de financiamento e implementação, acelerando a adaptação em escala global.

Programação ampla

Também nessa segunda-feira, a secretária participou da abertura oficial da Semana do Clima de Nova York, um dos mais importantes fóruns globais sobre mudanças climáticas para debater soluções práticas e acelerar compromissos rumo à descarbonização, adaptação e resiliência.

Realizada anualmente em paralelo à Assembleia Geral da ONU, a agenda funciona como espaço estratégico de articulação antes das Conferências do Clima (COP), permitindo que estados, cidadãos e instituições não governamentais apresentem avanços, firmem parcerias e mobilizem recursos para enfrentar a crise climática em escala global.

FONTE/CRÉDITOS: Sema-RS
Comentários:

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Rádio Pinhal da Serra no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar