Rádio Pinhal da Serra

MENU
Tempestades no Rio Grande do Sul afetam mais de 194 mil pessoas
Brasil 61

Geral

Tempestades no Rio Grande do Sul afetam mais de 194 mil pessoas

As tempestades incluem chuvas fortes, vendavais, enxurradas, inundações, soterramentos e uma microexplosão em Giruá, que causou a morte de uma mulher.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

As tempestades que atingem o Rio Grande do Sul desde quarta-feira (15) resultaram em 4 mortes, 63 pessoas feridas, 2.653 desabrigadas, 7.527 desalojadas e afetou mais de 194 mil pessoas. As tempestades incluem chuvas fortes, vendavais, enxurradas, inundações, soterramentos e uma microexplosão em Giruá, que causou a morte de uma mulher. 

As outras três mortes são resultado do soterramento de duas mulheres em suas residêncisa em Gramado —  e de um homem que foi arrastado pelas águas ao tentar atravessá-las com seu carro, em Vila Flores.

Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet, avalia que após uma segunda-feira (20) de tempo seco e temperaturas elevadas no Rio Grande do Sul, a terça-feira (21) será marcada por instabilidade climática. Há expectativa de novas chuvas, fortes temporais e queda de granizo, especialmente nas regiões de fronteira — como Campanha e oeste.

“No norte e nordeste do estado, na região da Região Metropolitana, ainda faz sol durante o dia; faz muito calor e provavelmente da tarde pra noite também acontecem algumas pancadas isoladas de chuva”, expõe.

Frente fria deve chegar na quarta-feira com ventos acima de 80 km/h

O meteorologista comenta que, na quarta-feira (22), uma frente fria passa por todo o estado provocando chuvas fortes com potenciais de rajadas de vento acima dos 80 km/h, granizo e acumulado de chuva entre 80-100 mm em diversas áreas do estado — podendo ser um pouco mais forte na fronteira e também na parte mais noroeste do estado.

“Na quinta-feira (23) deve chover na parte da manhã. E da tarde para noite o tempo volta a ficar seco na maioria das regiões. Sexta-feira e sábado de bom tempo, sol perdurando, pouca nebulosidade e temperaturas um pouco mais baixas, em virtude da passagem de uma massa de ar frio pelo estado do Rio Grande do Sul”, comenta.

De acordo com a Defesa Civil do estado, desde o início dos eventos climáticos houve uma coordenação intensiva das forças de resposta. O Corpo de Bombeiros Militar, a Brigada Militar, o Exército, e as coordenadorias regionais e municipais de Proteção e Defesa Civil têm trabalhado em operações de resgate, salvamento e buscas. 

As equipes têm realizado a retirada preventiva de pessoas de áreas de risco e prestado ajuda humanitária. A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil distribuiu cestas básicas para diversos municípios, incluindo 400 para Alegrete, 200 para Giruá, 400 para São Borja, 250 para Vila Nova do Sul, e 150 para cada um dos municípios de Arroio do Meio, Muçum e Roca Sales. Além disso, foram fornecidos 750 litros de água potável tanto para Muçum quanto para Roca Sales.




FONTE/CRÉDITOS: Brasil 61
Comentários: